Lenovo Flex 5 Chromebook Plus traz tela de 14" e até 10h de uso
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté |

A Lenovo expandiu silenciosamente nesta semana sua linha de Chromebooks com o IdeaPad Flex 5 Chromebook Plus (14IAU7), aparelho que se destaca pelo processamento robusto e o formato 2 em 1. Sem detalhar prazos de disponibilidade ou preços, a gigante publicou a novidade na página de referência de especificações da marca, com a documentação sugerindo se tratar de um laptop básico, focado em entregar performance, versatilidade e conectividade em um pacote mais acessível.
- AMD Ryzen 7840S tem desempenho surpreendente em notebooks Lenovo
- LG Gram Fold é o primeiro notebook de tela dobrável da marca
Um dos pontos fortes do dispositivo é o processamento, com CPUs Intel Raptor Lake-U de 13ª geração. Duas opções serão disponibilizadas: uma com Core i5 1334U, de 10 núcleos e 12 threads (2 P-Cores de alto desempenho + 8 E-Cores de alta eficiência) rodando a até 4,6 GHz, e outra com o mais modesto Core i3 1315U, de 6 núcleos e 8 threads (2 P-Cores + 4 E-Cores) operando a até 4,5 GHz. Ambos são acompanhados de 8 GB de RAM LPDDR4X-4266 e 128 GB, 256 GB ou 512 GB de armazenamento.
A tela de 14 polegadas é bastante simples, embarcando um painel IPS LCD com resolução Full HD de 1920 x 1200 pixels, em proporção 16:10. A taxa de atualização é de apenas 60 Hz, enquanto a cobertura de cores é de 45% da gama NTSC, algo próximo de 60% do padrão sRGB, o que significa que as cores têm baixa precisão. Por outro lado, o display é sensível ao toque, permite rotação em 360° para uso em modo tablet e suporta canetas stylus no protocolo USI, como o modelo opcional da própria Lenovo.
O IdeaPad Flex 5 Chromebook Plus também se destaca pela conectividade, avançada para a categoria. O aparelho é embarcado com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.1, duas portas USB-C 3.2 Gen 2 (com velocidade de transferência de 10 Gbps), USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), leitor de cartões MicroSD e conector P2 pra fones de ouvido e microfone. Fecha o kit de destaques a bateria de 51 Wh, que entregaria até 10h de autonomia, segundo testes feitos pelo Google.
No mais, a novidade conta com som estéreo, webcam Full HD com trava física de privacidade, teclado retroiluminado, construção em alumínio com peso de 1,58 kg, leitor de digitais opcional integrado à área do descanso de pulso, e obviamente, ChromeOS — apesar de não haver detalhes do cronograma de atualizações, o sistema é reconhecido por ter um suporte bastante prolongado.
Interessados no novo Chromebook da Lenovo terão de aguardar um pouco mais pelo aparelho, que não chegou a ter informações de disponibilidade e preço divulgados. É provável que a gigante planeje disponibilizar a máquina gradualmente em diferentes regiões. Dito isso, a marca não costuma trazer Chromebooks mais robustos como o Flex 5 ao Brasil, portanto não espere vê-lo em solo nacional oficialmente.
Fonte: via Gizchina