Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

7 dicas para melhorar o desempenho do seu notebook

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Novembro de 2021 às 11h00

Link copiado!

Reprodução/Dell
Reprodução/Dell

Mesmo notebooks mais novos podem enfrentar problemas de lentidão ou engasgos, algo muito mais comum em modelos com alguns anos de idade. Para evitar tais incômodos listamos abaixo sete dicas que vão te ajudar a ter uma melhora de desempenho.

Remova programas não utilizados

Continua após a publicidade

Um dos hábitos mais importantes que usuários devem criar é o de remover aplicativos e programas de tempos em tempos para limpar a memória RAM e o armazenamento do dispositivo, liberando mais espaço para que aplicativos ou jogos que realmente usem trabalhem com "folga".

No Windows 10, basta acessar as Configurações, clicar em Aplicativos e rolar a página para escolher os programas que você quer desinstalar.

É possível ainda listá-los pelo tamanho, permitindo visualizar com facilidade qual ocupa mais espaço e, assim, remover o programa.

Feche programas em segundo plano

Continua após a publicidade

Outro feito importante caso você esteja tento problemas com engasgos no notebook é deixar a área de trabalho o mais limpa possível, evitando que vários aplicativos desnecessários estejam abertos junto de outros realmente importantes.

Editores de vídeos e fotos costumam consumir muita memória do notebook, jogos ainda mais, por isso, antes de abrir um programa ou jogo é recomendado que usuários fechem o máximo de abas e programas em segundo plano possível.

Assim, o desempenho será voltado principalmente para o que você quer fazer naquele momento.

Mantenha o notebook sempre atualizado

Continua após a publicidade

Sistemas operacionais estão sempre em evolução e não é raro que recebam updates para refinar a forma como lidam com os componentes presentes nos computadores ou mesmo com periféricos ou programas. 

Assim, para evitar que o dispositivo fique lento ou seja prejudicado por programas maliciosos, mantenha sempre o produto atualizado com a mais recente versão do sistema operacional, garantindo pacotes de segurança e correções mais atuais para uso diário sem preocupação.

Realize limpeza periódica para evitar danos

Continua após a publicidade

Apesar de tudo o que falamos acima, nem sempre o software é o problema. Máquinas mais antigas em ambientes pouco ventilados podem sugar muita poeira e pelos, prejudicando o desempenho de elementos como a ventoinha para refrigeração. Isso pode fazer com que o processador superaqueça com muita facilidade e acabe limitando a performance para evitar danos permanentes.

Caso não se sinta confortável para realizar uma limpeza manualmente após o fim da garantia, entre em contato com uma assistência técnica.

Use as configurações de energia

Continua após a publicidade

Um recurso útil no Windows é o modo de energia integrado ao sistema, permitindo um gerenciamento inteligente do uso do processador quando o notebook está conectado à energia ou apenas com uso da bateria.

Para isso, basta clicar no ícone de bateria no canto inferior da barra de tarefas e deslizar a barra de seleção de acordo com seu fluxo de trabalho.

São três no total: "melhor duração de bateria", "melhor desempenho" e "mais alto desempenho". Você também pode clicar em Configurações de bateria para maior customização, escolhendo quais componentes serão usados em performance máxima e quais serão limitados de acordo com cada perfil.

Desfragmente a unidade de armazenamento

Continua após a publicidade

Especialmente indicada para quem possui notebooks mais antigos com HD, a desfragmentação da unidade de disco é extremamente útil para otimizar o computador e executá-lo com maior eficiência, permitindo que a leitura de dados armazenados no disco rígido seja mais veloz.

Embora existam muitos programas para desfragmentação de unidades, tal recurso já é integrado ao Windows há anos. Basta abrir o Menu Iniciar e pesquisar por "Desfragmentar e Otimizar Unidades".

Restaure ou formate o notebook

Uma prática definitiva pode ser restaurar ou formatar o sistema operacional de seu notebook, limpando todos os programas e liberando todo o espaço original.

Continua após a publicidade

Tal solução é recomendada caso você ainda enfrente problemas depois de realizar os passos acima, especialmente caso use o notebook por muitos anos.