Unicórnios da indústria dos games somam US$ 192 bilhões em valor de mercado
Por Felipe Gugelmin | Editado por Claudio Yuge | 01 de Junho de 2021 às 22h30
No mundo da tecnologia, é comum falar de unicórnios — startups que conquistam avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão. A comparação com as criaturas místicas surge do fato de que não é tão fácil assim encontrar organizações nessas condições, embora o mercado de games pareça estar repleto delas, conforma revela uma pesquisa da Games One.
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Um ranking criado por ela mostra que existem pelo menos 25 empresas do meio com essas características. Liderada pela chinesa ByteDance — dona do TikTok —, avaliada em US$ 62,5 bilhões, ele revela uma avaliação de mercado total de US$ 192 bilhões, valor que pode subir ainda mais nos próximos anos.
Segundo o fundador da Games One, Evan Van Zelfden, explicou à GamesBeat, empresas que atingem o estágio de unicórnio começam a não ser tão raras assim. Ele explica que cada vez mais organizações relacionadas ao mundo dos games despertam a atenção de investidores e podem chegar a tal nível, contanto que não sejam compradas antes disso.
Top 10 unicórnios da indústria dos games
- ByteDance – US$ 62,5 bilhões;
- Epic Games – US$ 28,7 bilhões;
- Krafton – US$ 17,9 bilhões;
- Valve – US$ 17,8 bilhões;
- ironSource – US$ 9,4 bilhões;
- Smilegate – US$ 8,9 bilhões;
- Playrix – US$ 7,8 bilhões;
- Discord – US$ 7 bilhões;
- miHoYo – US$ 4,6 bilhões;
- Niantic – US$ 4 bilhões.
Zelfden observa que a avaliação do valor de uma empresa pode acabar sendo menor do que aquela obtida após uma abertura de capital na bolsa. A Unity, por exemplo, era avaliada em US$ 6 bilhões quando realizou seu IPO, mas atualmente é avaliada em US$ 24,69 bilhões — situação semelhante à Roblox, que passou de US$ 29,5 bilhões para US$ 42,86 bilhões.
Entre os elementos que dificultam a avaliação de empresa está o fato de que nem todas divulgam seus dados financeiros publicamente, especialmente aquelas que não abriram seu capital ao mercado. No caso da ByteDance, por exemplo, a Games One levou em consideração o fato de que 25% de suas receitas supostamente vêm do mercado de games, o que gerou a estimativa apontada no ranking.
Fonte: VentureBeat