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Unicórnios da indústria dos games somam US$ 192 bilhões em valor de mercado

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Junho de 2021 às 22h30

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Unicórnios da indústria dos games somam US$ 192 bilhões em valor de mercado
Unicórnios da indústria dos games somam US$ 192 bilhões em valor de mercado

No mundo da tecnologia, é comum falar de unicórnios — startups que conquistam avaliação de mercado acima de US$ 1 bilhão. A comparação com as criaturas místicas surge do fato de que não é tão fácil assim encontrar organizações nessas condições, embora o mercado de games pareça estar repleto delas, conforma revela uma pesquisa da Games One.

Um ranking criado por ela mostra que existem pelo menos 25 empresas do meio com essas características. Liderada pela chinesa ByteDance — dona do TikTok —, avaliada em US$ 62,5 bilhões, ele revela uma avaliação de mercado total de US$ 192 bilhões, valor que pode subir ainda mais nos próximos anos.

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Segundo o fundador da Games One, Evan Van Zelfden, explicou à GamesBeat, empresas que atingem o estágio de unicórnio começam a não ser tão raras assim. Ele explica que cada vez mais organizações relacionadas ao mundo dos games despertam a atenção de investidores e podem chegar a tal nível, contanto que não sejam compradas antes disso.

Top 10 unicórnios da indústria dos games

  1. ByteDance – US$ 62,5 bilhões;
  2. Epic Games – US$ 28,7 bilhões;
  3. Krafton – US$ 17,9 bilhões;
  4. Valve – US$ 17,8 bilhões;
  5. ironSource – US$ 9,4 bilhões;
  6. Smilegate – US$ 8,9 bilhões;
  7. Playrix – US$ 7,8 bilhões;
  8. Discord – US$ 7 bilhões;
  9. miHoYo – US$ 4,6 bilhões;
  10. Niantic – US$ 4 bilhões.

Zelfden observa que a avaliação do valor de uma empresa pode acabar sendo menor do que aquela obtida após uma abertura de capital na bolsa. A Unity, por exemplo, era avaliada em US$ 6 bilhões quando realizou seu IPO, mas atualmente é avaliada em US$ 24,69 bilhões — situação semelhante à Roblox, que passou de US$ 29,5 bilhões para US$ 42,86 bilhões.

Entre os elementos que dificultam a avaliação de empresa está o fato de que nem todas divulgam seus dados financeiros publicamente, especialmente aquelas que não abriram seu capital ao mercado. No caso da ByteDance, por exemplo, a Games One levou em consideração o fato de que 25% de suas receitas supostamente vêm do mercado de games, o que gerou a estimativa apontada no ranking.

Fonte: VentureBeat