Publicidade

TOTVS compra RD Station por cerca de R$ 2 bilhões

Por| 09 de Março de 2021 às 19h10

Link copiado!

TOTVS compra RD Station por cerca de R$ 2 bilhões
TOTVS compra RD Station por cerca de R$ 2 bilhões

A TOTVS anunciou nesta terça-feira (9), a compra da RD Station, empresa especializada em software de automação de marketing digital, em uma operação de aproximadamente R$ 2 bilhões. Trata-se da maior transação privada no mercado de software no Brasil e que transforma a TOTVS na maior empresa de SaaS (sigla em inglês para "Software como Serviço) da América Latina. 

O acordo prevê pagamento do montante de R$1.86 bi, sujeito a ajustes, a ser pago no fechamento da transação, por aproximadamente 92% do capital social da companhia. A avaliação reflete Enterprise Value de R$ 2 bilhões e inclui ajustes usuais neste tipo de transação.

Em dezembro de 2020, também para fortalecer o seu portfólio de business performance, a TOTVS anunciou a aquisição da TAIL Target, empresa especialista em inteligência de dados omnicanal, com soluções voltadas à transformação digital das áreas de marketing e vendas, a partir do uso de Data Science e Machine Learning.

Maior presença na área de Business Performance

Continua após a publicidade

A aquisição fará com que a TOTVS tenha uma maior consolidação na área de Business Performance, permitindo que a empresa atue em mais áreas do setor de tecnologia B2B - além do marketing digital, onde ela passa atuar a partir da RD Station, suas soluções estão presentes nas áreas de Gestão e Techfin. Segundo a TOTVS, a construção desse ecossistema, além de ampliar o mercado endereçável, permite fidelização dos clientes e o avanço em sua cadeia de valor.

“Essa aquisição é a maior transação de M&A privada de software do país e expande de forma única as capacidades da TOTVS no segmento de Business Performance'', afirma Dennis Herszkowicz, CEO da TOTVS. ''A união de duas empresas pioneiras no mercado de tecnologia, sem dúvida alguma, é um marco sem precedentes para consolidar um ecossistema de tecnologias B2B no Brasil e no mundo”.

Operação independente

Mesmo com a operação de compra, a RD Station seguirá atuando de forma independente com seus produtos e serviços. A companhia liderará a dimensão de Business Performance do ecossistema de tecnologias B2B da TOTVS. 

Continua após a publicidade

O mercado de marketing digital tem sido fortemente impulsionado pela acelerada adoção e  digitalização das médias e pequenas empresas na aquisição e relacionamento com novos clientes. Neste contexto, a RD Station construiu uma plataforma de soluções que conduz as empresas nesta jornada, com o objetivo de gerar leads para essas companhias.

Entre as soluções presentes na plataforma da empresa, estão produtos como o RD Station Marketing, ferramenta de automação de marketing, e o RD Station CRM, voltado para a área de vendas, que controla e organiza o processo comercial de médias e pequenas empresas. Com arquitetura e modelo de contratação no padrão SaaS, a solução tem capacidade de agregar novas ofertas, bem como de escalar seu crescimento através da estratégia de PLG (Product Led Growth).



A RD Station foi fundada em 2011 por Eric Santos e mais quatro sócios. Sua receita líquida prevista para 2021 é de, aproximadamente, R$ 206 milhões. Isso representa um crescimento médio composto de 46% desde 2016. Com a aquisição, Santos permanece à frente da empresa com autonomia para executar seu plano de negócios baseado no crescimento da operação e da liderança no Brasil, visão de plataforma e expansão internacional.

"A TOTVS é a maior empresa de tecnologia do país, com governança máxima e capacidade  financeira indiscutível. Encontramos na empresa o parceiro ideal para nos acompanhar no próximo ciclo, pois ela reconheceu o impacto que geramos no ecossistema, o valor que tem o nosso produto e modelo de negócios e a força da nossa cultura corporativa'', comenta Eric. "Poderemos contribuir mutuamente com nossas expertises para alavancar os negócios e pensar em soluções que melhor atendam nossos clientes"