Publicidade

Tesla contrata empresa de contenção de crise após tweet de Elon Musk

Por| 22 de Agosto de 2018 às 21h10

Link copiado!

DepositPhotos
DepositPhotos
Tudo sobre Tesla

A Tesla contratou a empresa Joele Frank, especializada em conter crises de relações públicas, para lidar com os problemas relacionados à companhia deixar a bolsa de valores. As informações são do jornalista Charmes Gasparino da Fox Business, quem divulgou a informação nesta quarta-feira (22) em sua conta no Twitter.

Segundo informações do jornalista, a mesa diretora da montadora teria contratado a agência para “reparar a imagem” da companhia. A Joele Frank confirmou, ao Business Insider, que está trabalhando com a Tesla, mas negou que seja para cuidar de danos relacionados à imagem da empresa liderada por Elon Musk.

Continua após a publicidade

A Tesla passa por um momento de crise, não somente para sua imagem, mas também em relação a gestão e questões financeiras. Desde problemas em atingir o marco de produção de 5 mil Model 3 por semana no início do ano, até o registro de forte prejuízo no segundo trimestre do ano, com perda de de US$ 717,5 milhões.

O estopim da crise atual, contudo, começou em 7 de agosto, quando o CEO da empresa, Elon Musk informou em seu perfil pessoal do Twitter que estava planejando fechar o capital da Tesla. Isso não só levantou preocupação com a mesa diretora da empresa, que disse não saber da movimentação, como causou disparo nas ações da fabricante. A ideia de Musk era elevar as ações para US$ 420 cada, aumento na casa de 22% em relação à cotação do dia do anúncio.

Para isso, em seguida, ele informou que estava negociando com o fundo soberano saudita o financiamento necessários para fazer esta movimentação e, por isso, tinha feito a declaração.

Embora tenha ajudado a elevar o capital da empresa naquele momento, este anúncio gerou uma crise dentro da companhia. Primeiro, porque Musk fez com que a Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador americano da bolsa, passasse a investigar a Tesla e saber a veracidade do fato.

Continua após a publicidade

Em segundo lugar, isso levantou um rumor de que a Tesla estava em vias de pedir falência e esta seria uma movimentação arriscada para salvar o pescoço da companhia. Tais informações fizeram com que até mesmo fornecedores da companhia se mostraram preocupados com a saúde financeira da Tesla.

Mesmo que Musk confirme em toda entrevista que a fabricante está longe de declarar falência, o mercado parece não dar voz ao CEO e segue com a crença de que isso possa acontecer. Por isso, uma empresa externa pode ajudar a segurar o "rojão" da Tesla. Atualmente, a companhia continua sendo investigada pelo SEC. Caso o órgão chegue à conclusão de que o anúncio extraoficial de Musk foi uma manobra para fazer elevar as ações da Tesla na bolsa, a companhia pode receber uma multa milionária.

Fonte: Twitter, Business Insider