Sky.One investe na nuvem para otimizar a gestão financeira de empresas no país

Por Felipe Ribeiro | 15 de Março de 2020 às 17h00
Sky.One

A Sky.One aproveitou seu evento corporativo, o Sky.One Connect, que aconteceu na última terça-feira (10), em São Paulo, para lançar dois novos produtos baseados em cloud computing para pequenas e médias empresas: o Sky.Simple e o Integra.Sky. As duas plataformas, integradas, irão possibilitar que o fornecedor de soluções ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) fidelize os seus próprios clientes, oferecendo soluções externas e serviços financeiros de forma rápida e simplificada, na nuvem.

Sky.Simple

A Sky.One criou o Sky.Simple com o objetivo de conectar o sistema de gestão de uma empresa aos seus softwares de processos financeiros e, consequentemente, com as instituições e bancos nos quais essas companhias mantêm seus negócios girando. Como seu nome sugere, o produto foi criado para simplificar a vida do cliente, do ISV (Independent Software Vendor ou Fornecedor de software independente) e do Mercado Financeiro.

Com isso, o cliente terá suas transações bancárias facilitadas, trazendo praticidade, ampliando o acesso aos serviços do mercado financeiro e melhorando a própria experiência.

Imagem: Sky.One

"Com o Sky.Simple a empresa tem acesso facilitado a diversos serviços financeiros sem precisar entrar em contato direto com a instituição financeira. Essa plataforma permite que você, por exemplo, tenha acesso a crédito, antecipação de recebíveis e demais funções tudo por meio do seu programa de gestão", explica Caio Klein, cofundador da Sky.One e responsável pela área de produtos da companhia, em entrevista ao Canaltech.

Além de ser focada em oferecer serviços financeiros em sistemas de gestão, a Sky.Simple é a primeira Techfin brasileira desenvolvida para sistemas de gestão que atende desde os sistemas legados até as plataformas digitais de diversos parceiros financeiros, do Brasil e do mundo.

Entre os principais benefícios do Sky.Simple estão:

  • Taxas competitivas: consegue pesquisar as melhores taxas entre diversas instituições financeiras para cada cliente;
  • Crédito sempre disponível: presta o suporte necessário aos clientes para manter um fluxo de caixa sempre positivo;
  • 100% digital: todas as suas funcionalidades são realizadas de forma digital, tais como cadastros, documentos, formulários, assinaturas e suportes.

Integra.sky

Criada para fazer integrações entre aplicações, a plataforma é um IPaaS (Integration Platform as a Service ou plataforma de integração como serviço) voltado para pequenas e médias empresas.

O Integra.Sky foi desenvolvido usando uma arquitetura baseada em um conceito de Privacy by Design. Isso permite, ainda, que aplicações conversem entre si de forma segura e simples e sem programação complexa, uma vez que ela foi projetada para permitir que desenvolvedores de soluções externas e ERPs criem seus módulos uma única vez e o disponibilize para todos os seus clientes com um clique.

Imagem: Sky.One

O Integra.Sky pode ser utilizado nas seguintes formatações:

  • API Gateway: chamadas de operações (unidades atômicas) de forma sincronizada;
  • Fluxos: execução de uma, ou mais, operações, com um fluxo pré-determinado e sem sincronização. Os flows podem ter gatilhos temporais, ou serem acionados por requisições externas.

"O objetivo do Integra é criar um marketplace de modo a fazer uma integração entre ecossistemas e softwares. Com ele é possível que a empresa, seja ela vendedora, compradora ou fabricante de programas, possa ter acesso a tudo isso por meio de uma única plataforma", explicou Rennan Sanchez, CTO da Sky.One, para a nossa equipe.

Ainda segundo o executivo, como o Integra.Sky foi desenvolvido para atender o mercado de PME, ele consegue entregar um produto com um preço mais acessível, mas com o mesmo nível de conveniência e facilidade que as plataformas de integração oferecem para os grandes clientes.

Principais benefícios que o Integra.Sky:

  • Segurança e criptografia: os mecanismos de comunicação, autenticação, criptografia e auditoria disponível no Integra garantem a aderência das integrações às melhores práticas de segurança disponíveis;
  • Padronização técnica: ao utilizar o Integra, o ISV tem a oportunidade de criar APIs de maneira rápida e segura, expondo ao mundo um formato padronizado e seguro de interconexões através de interfaces RESTful;
  • Monitoramento: através do Integra, o operador pode verificar o sucesso de cada uma das etapas de um fluxo de comunicação e também suas alterações, até mesmo quando algum processo sofra falhas;
  • Confiabilidade: como o produto é baseado em uma arquitetura altamente distribuída e escalável, ele permite acomodar variações de carga com segurança e confiabilidade;
  • Velocidade da integração: por disponibilizar diversos módulos básicos sobre os quais as integrações podem ser construídas, o Integra.Sky possui diversos fluxos que podem ser criados sem a necessidade de qualquer código, reduzindo muito o tempo necessário para executá-las;
  • API para o ERP legado: através do Integra, softwares legados podem oferecer APIs modernas, mesmo que ainda não as tenham disponível de forma nativa. Isso é possível, pois o Integra.Sky permite que sejam construídas interfaces públicas em formato REST.

Os programas já estão disponíveis no site da Sky.One.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.