Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Oracle processa órgão trabalhista dos EUA após acusações de disparidade salarial

Por| 28 de Novembro de 2019 às 14h52

Link copiado!

Oracle processa órgão trabalhista dos EUA após acusações de disparidade salarial
Oracle processa órgão trabalhista dos EUA após acusações de disparidade salarial
Tudo sobre Oracle

A Oracle vem há anos enfrentando acusações do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (US Department of Labor), que relatou diversos casos onde a empresa fundada por Larry Ellison promoveria discriminações de pagamento, levando remunerações inferiores a mulheres e funcionários não caucasianos.

Na noite de ontem (27), a empresa finalmente respondeu às alegações... processando o Departamento de Trabalho por, segundo a documentação, “abuso sem precedentes de autoridade promovido por uma agência executiva”. A grosso modo, a Oracle está se defendendo das acusações sofridas ao dizer que o órgão em questão não tem a autoridade ou a competência para “interferir” em suas práticas corporativas internas.

A razão para isso é uma bem óbvia: alertas do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos podem impactar diretamente na obtenção de contratos e ofertas de serviços de empresas privadas para o governo norte-americano. Enquanto isso não faz muita diferença para pequenas empresas, uma companhia do tamanho da Oracle certamente tem com o que se preocupar. A empresa, hoje, conta com uma divisão específica para assuntos governamentais, oferecendo soluções em PaaS, IaaS e SaaS para diversas entidades. Acusações não respondidas do tipo que a Oracle vem sofrendo podem efetivamente cortar relações da empresa com o governo.

Continua após a publicidade

A situação vem se arrastando desde 2017, quando vieram as primeiras acusações: segundo investigadores federais que olharam as finanças da Oracle desde 2013, foram encontradas “disparidades grosseiras” no que tange à remuneração de funcionários. Especificamente, homens brancos ganham mais que mulheres e minorias mesmo quando o cargo de ambos é o mesmo. Como a Oracle recusa-se, desde então, a fornecer os registros contábeis mais detalhados, o Departamento de Trabalho ameaçou congelar os contratos da empresa com o governo, haja vista que essa disparidade salarial é uma violação de leis federais.

Isso resultou em um processo movido pelo departamento contra a empresa no início deste ano, informando que as diferenças de remuneração chegam à casa de US$ 400 milhões. Mais além, o mesmo processo acusa a Oracle de trazer funcionários da India em vistos de trabalho, valendo-se disso para pagar-lhes salários menores e efetivamente ignorar profissionais igualmente qualificados de outros países. Segundo o Departamento, entre 2013 e 2016, cerca de 90% do quadro de funcionários da Oracle nos EUA era composto de pessoas asiáticas e, durante o mesmo período, a empresa teria evitado contratar profissionais hispânicos, latinos ou negros. Um outro processo, movido contra a Oracle por um grupo de ex-funcionárias, trouxe de volta à mesa a questão de disparidade salarial por gênero.

Apesar das evidências dispostas contra a empresa, a decisão da Oracle, ao invés de mudar suas práticas internas e assegurar um tratamento igualitário a todos, foi a de convocar seus advogados e processar o departamento responsável do governo, alegando que ele não possui a autoridade para interferir na condução interna da companhia.

Continua após a publicidade

Datas de audiências ainda não foram divulgadas, então essa situação, que já perdura anos, deve ir um pouco mais longe.

Fonte: The Register