Publicidade

Microsoft compra empresa especialista em segurança na nuvem RiskIQ

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Julho de 2021 às 21h20

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A empresa de cibersegurança RiskIQ, especialista em software de inteligência na nuvem, agora pertence à Microsoft. Segundo a Bloomberg, a companhia fundada por Bill Gates deve pagar mais de US$ 500 milhões (mais de R$ 2,5 bilhões) na operação, mas o valor oficial não foi divulgado.

A aquisição é uma das muitas que a Microsoft fez recentemente no segmento de cibersegurança. No ano passado, ela comprou a CyberX, uma startup israelense de segurança, para atuar na equipe de internet das coisas do Azure. No mês passado, adquiriu a ReFirm Labs, que atua em segurança de internet das coisas.

Elias Manousos, cofundador e CEO da RiskIQ, diz que está animado com a aquisição. “Fornecemos insights que ajudam a informar e proteger nossos clientes e parceiros", conta. "A combinação de nossas habilidades vai garantir ótima proteção, investigação e resposta contra as ameaças atuais.”

Continua após a publicidade

Enquanto vasculha a web, a RiskIQ mapeia websites e redes, registros de nome de domínio, certificados e outros para oferecer aos clientes uma visão do que eles podem acessar fora do firewall da empresa. Com isso, as companhias podem limitar a superfície de ataque para agentes maliciosos.

Segundo a Microsoft, seus clientes vão ter acesso a isso com a incorporação da tecnologia da RiskIQ nos produtos da empresa. Além disso, vão ter mais controle sobre os riscos da cadeia de suprimentos. Essa já é uma prioridade crescente: basta lembrar que um ataque na SolarWinds em 2020 afetou pelo menos 18 mil clientes da provedora. Já no início deste mês, a desenvolvedora de software Kaseya foi vítima de ransomware e infectou mil clientes.

Segundo Eric Doerr, vice-presidente de segurança na nuvem da Microsoft, a RiskIQ ajuda os clientes a manterem sua superfície de ataque segura. “Com mais de 10 anos de experiência, a companhia ajuda organizações a identificarem e corrigiram vulnerabilidades antes que um criminoso possa atingi-las."