Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Loja de aplicativos da Huawei vem sendo desenvolvida desde 2018

Por| 21 de Maio de 2019 às 14h19

Link copiado!

Loja de aplicativos da Huawei vem sendo desenvolvida desde 2018
Loja de aplicativos da Huawei vem sendo desenvolvida desde 2018
Tudo sobre Huawei

Uma matéria publicada pela Bloomberg mostra indícios de que a Huawei já antecipava problemas com o governo dos Estados Unidos e, por isso, vinha criando uma versão alternativa à Play Store desde meados de 2018. Segundo o texto, a fabricante chinesa estaria — e ainda está — trabalhando na chamada “App Gallery”, que teria serventia para os seus próprios smartphones, bem como a linha Honor.

Pelas fontes da matéria, a Huawei vem abordando desenvolvedores de aplicativos móveis desde 2018, propondo a eles uma troca simples: eles criam aplicações para a App Gallery e, em troca, a Huawei os introduz ao mercado chinês — hoje, o maior do mundo em termos de fabricação de smartphones e desenvolvimento de apps.

Atualmente, a Huawei é quase que totalmente dependente da Play Store, pertencente à Google, assim como qualquer outra fabricante que faça uso do Android como sistema operacional. Entretanto, os recentes desenvolvimentos do relacionamento da empresa com os Estados Unidos a forçaram a criar um plano de contingência. Um onde a gigante chinesa não contaria com a parceria da Google.

Continua após a publicidade

Foi exatamente isso que aconteceu: na última semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, colocou a Huawei em uma espécie de “lista negra” figurada por uma ordem executiva, efetivamente impedindo que a empresa tenha negócios nos EUA sem prévia aprovação governamental. Os desdobramentos da medida foram vários e podem atingir os dois lados.

Primeiramente, empresas como Google, Intel e Qualcomm, entre outras, cortaram relações com a Huawei, impactando a sua capacidade de usar os apps first party do Android (as aplicações criadas pela própria Google, como Maps, YouTube, Gmail e além).

Entretanto, muitas empresas dos EUA fazem uso de equipamentos da outra divisão da Huawei, voltada ao desenvolvimento do mercado de telecom. A chinesa é uma das principais players de mercado no que tange a implementação da conexão móvel 5G. A medida tomada por Trump pode impactar severamente a chegada da nova velocidade de conexão aos EUA.

Continua após a publicidade

O capítulo mais recente dessa novela: o governo dos EUA permitiu à Huawei uma licença temporária para continuar operando o sistema operacional Android até agosto deste ano, sem alterações. Isso não parece dissuadir a chinesa de suas intenções, porém: como o banimento governamental impacta todas as empresas americanas (e não somente a Google), estamos falando de nomes como Facebook, Twitter e várias outras desligando potenciais relações comerciais com a Huawei.

A Bloomberg ainda diz que a gigante chinesa estaria oferecendo aos desenvolvedores “uma ferramenta simples para ajustar o software que eles escreveram para a Play Store e torná-lo compatível com a App Gallery”.

Ainda não se sabe se algum desenvolvedor — proeminente ou não — já teria aceitado a oferta.

Fonte: Bloomberg