Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Investidores querem afastar Elon Musk do controle corporativo da Tesla

Por| 06 de Junho de 2018 às 15h50

Link copiado!

The Drive
The Drive
Tudo sobre Tesla

O Fundo Soberano da Noruega não está satisfeito com a atuação de Elon Musk frente à Tesla. Grande investidor da empresa, o Fundo quer que Musk ou deixe a presidência do conselho ou abandone o cargo de CEO, como forma de "aumentar a governança corporativa" da Tesla. A ideia é diminuir o controle que o multibilionário tem sobre a empresa. Houve uma votação a respeito do afastamento, na qual o Fundo se posicionou contra Musk, mas o Conselho da empresa se sentiu dividido. Uma nova votação pode vir a ocorrer em breve.

As exigências do Fundo Soberano da Noruega vêm em um momento de fragilidade para a Tesla. Apesar de estar em vias de atingir a meta de produção de 5 mil carros Model 3 diariamente, essa eficiência demorou a ser alcançada. A companhia tem enfrentado perdas de recursos muito acima do esperado, com gastos e desperdícios que a levam a perder 40% de tudo o que ela produz na Gigafactory, gerando um prejuízo de US$ 150 milhões. Como se as coisas não estivessem difíceis o suficiente, os atrasos nas entregas dos Model 3 estão fazendo com que os consumidores percam a paciência e peçam o reembolso. Atualmente, cerca de um quarto dos compradores desistem da aquisição antes que o produto possa ser entregue. Obviamente, essas desistências caem como um baque no já prejudicado caixa da Tesla, deixando a empresa ainda mais dependente do financiamento dos investidores.

Quem leva a culpa pela empresa ter se tornado economicamente ineficiente é Elon Musk. Ninguém questiona a capacidade visionária do multibilionário com seus planos para os anos vindouros. Mas não é com o futuro que os investidores da Tesla estão preocupados, e sim com o presente.

Fonte: StartSe