Publicidade

Funcionários da Oracle assinam petição contra arrecadação para campanha de Trump

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 10h11

Link copiado!

Funcionários da Oracle assinam petição contra arrecadação para campanha de Trump
Funcionários da Oracle assinam petição contra arrecadação para campanha de Trump
Tudo sobre Oracle

Mais de 2.300 funcionários da Oracle assinaram nesta semana uma petição contra a arrecadação de fundos para a campanha de reeleição do presidente norte-americano Donald Trump em 2020. O evento está marcado para esta quarta-feira (19), em um local no sul da Califórnia, de propriedade do cofundador e presidente da companhia, Larry Ellison.

A Oracle é publicamente conhecida por fornecer tecnologia ao governo dos Estados Unidos e, em comunicado divulgado em setembro do ano passado, a empresa afirmou que a Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) foi o primeiro cliente a usar seu software de banco de dados décadas atrás. Vale destacar que Leon Panetta, ex-chefe da CIA, ocupa um assento no conselho da firma desde 2015, e em 2016 o CEO Safra Catz se juntou à equipe de transição do presidente Trump.

Aliás, foi com essa proximidade que a Oracle esperava concorrer à altura da Amazon e da Microsoft na polêmica licitação para uso de computação em nuvem no Pentágono. Como sabemos, em outubro, a Microsoft ganhou o contrato do chamado projeto JEDI — o que aumentou a rixa com Jeff Bezos.

Continua após a publicidade

Documento diz que apoio a Trump vai contra valores da Oracle

Os peticionários querem que Ellison, atualmente chefe de tecnologia da Oracle, cancele o evento desta quarta-feira. Eles dizem que o comportamento de Trump não está de acordo com os valores da Oracle, um dos quais seria a oposição à corrupção e suborno — o documento cita o processo de impeachment de Trump, em dezembro de 2019.

"O apoio financeiro de Ellison a Donald Trump põe em risco o bem-estar de mulheres, imigrantes, comunidades de cor, meio ambiente, comunidades LGBTQ e trans, pessoas com deficiência e trabalhadores em todos os lugares. Além disso, sua aliança com essa figura ignóbil e destrutiva prejudica a cultura de nossa empresa, bem como nossos relacionamentos com parceiros e clientes", diz o texto com milhares de assinaturas.

A Oracle se recusou a comentar o assunto.

Continua após a publicidade

Fonte: CNBC