Facebook paga R$ 30,7 bilhões para comprar participação em telecom indiana

Facebook paga R$ 30,7 bilhões para comprar participação em telecom indiana

Por Rafael Arbulu | 22 de Abril de 2020 às 12h24

Anunciando um investimento de US$ 5,7 bilhões (pouco mais de R$ 30,7 bilhões na cotação de hoje), o Facebook tornou-se o maior acionista minoritário da operadora móvel indiana e e-commerce Jio, uma subsidiária do conglomerado internacional Reliance Industries. Com o valor divulgado, a rede social fundada e liderada por Mark Zuckerberg detém 10% dos papéis ativos da companhia.

A Jio é uma das maiores empresas do segmento na Índia, oferecendo serviços de banda larga fixa e internet móvel, além da operação de plataformas e processamento de pagamentos digitais. Este último, inclusive, é o detalhe que motivou o Facebook a fazer tal investimento, conforme menciona o CRO (Chief Revenue Officer) do Facebook, David Fischer, e seu vice-presidente para a Índia, Ajit Mohan, em post no blog oficial.

Olho na grana? Facebook faz investimento bilionário em empresa chinesa que opera plataformas de e-commece, buscando integrar essa tecnologia ao WhatsApp

“Um foco de nossa colaboração com a Jio será a criação de novas maneiras para as pessoas e negócios operarem de foram mais eficiente no crescimento da economia digital. Por exemplo, ao integrarmos o JioMart, a iniciativa para pequenos negócios da Jio, com o poder do WhatsApp, poderemos permitir que as pessoas se conectem com negócios, façam compras e finalmente adquiram produtos por meio de uma experiência móvel de maior fluidez”, dizem os executivos, que ressaltam que “o WhatsApp é tão integrado à vida indiana que tornou-se um verbo comumente usado por diversas linguagens e dialetos”.

Se a previsão do blog se confirmar, o WhatsApp efetivamente se aproximará de uma competição mais acirrada com o WeChat, da chinesa Tencent, que além de operar mensagens instantâneas também traz operações de pagamentos digitais, sendo a aplicação líder na China. Segundo o jornal indiano Economic Times, inclusive, a ideia de fazer do WhatsApp um “superapp” que reúna várias funções é um dos objetivos que aproximou o Facebook da Jio.

A indiana Jio tem alta penetração no mercado de ofertas e serviços de internet para a India (Captura de Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

A Jio possui ampla penetração no mercado indiano, cortesia de suas ofertas hiper competitivas de planos de dados móveis e conexão 4G, praticamente rivalizando a audiência cativa do WhatsApp no país. Em sua publicação oficial, o Facebook diz que a empresa “conectou mais de 388 milhões de pessoas” — para fins de comparação, o Brasil deve chegar à marca de 209 milhões de pessoas em 2020, enquanto a Índia já supera 1,3 bilhão de habitantes.

“Estamos muito empolgados em aprofundar o nosso investimento na economia digital vibrante da Índia”, segue o comunicado. “Nossos esforços junto à Jio serão focados em abrir novas portas e alavancar o crescimento econômico da Índia e a prosperidade de seus habitantes. Seguimos ansiosos em trabalharmos com a Jio, e em atingirmos futuras parcerias para levar à frente essa visão”.

Fonte: Facebook; The Economic Times India

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.