Empresas brasileiras lançam plataforma de validação de vacinação para eventos

Empresas brasileiras lançam plataforma de validação de vacinação para eventos

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 16 de Novembro de 2021 às 21h40
Mercedes-Benz Grand Prix Ltd./Jiri Krenek

Neste momento de retorno às mais variadas atividades presenciais, o controle da pandemia de covid-19 passa, naturalmente, pelo bloqueio da disseminação do novo coronavírus. Uma das formas de executar essa tarefa é exigir o certificado de vacinação contra a doença em encontros presenciais.

Além disso, é preciso garantir que esses documentos sejam legítimos — já que a possibilidade de falsificação existe. Para facilitar a tarefa de verificação, as brasileiras Five Capital e I-Group Care criaram a Covid Vaccine Validation Platform (CVVP).

Ela permite legitimar certificados de vacinação contra a covid-19 para aumentar a segurança em eventos de todos os tipos. Assim, aqueles que optarem pela adoção do passaporte sanitário poderão ter a confiança de que os visitantes estão aptos a participar.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Reprodução/Mercedes-Benz Grand Prix Ltd./LAT Images

Um dos primeiros a usar a tecnologia foi o Formula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo 2021, que recebeu mais de 150 mil pessoas em 3 dias entre 12 e 14 de novembro. "Fazemos a validação a partir do cruzamento de dados com órgãos oficiais. Isso permite acelerar a entrada, bem como evitar aglomerações e possíveis fraudes", explica Marcio Spinelli, cofundador da Five Capital.

Segundo ele, a empresa busca desenvolver soluções eficientes. "Para atender aos protocolos e às exigências sanitárias para realização de eventos seguros, nos unimos à I-Group Care, especialista em testes de covid-19 e uma das pioneiras na logística de entrada em eventos com pontos de coleta de testes e resultados em até 15 minutos. É a praticidade unida à segurança", destaca.

Como funciona

A plataforma funciona de forma simples: o interessado faz o upload do certificado de vacinação emitido pelo Conecte SUS ou pelo Poupatempo e a solução autentica as informações. A empresa é homologada para certificar os documentos e evitar fraudes.

Com o cadastro prévio feito na plataforma, o organizador tem 100% de garantia na verificação dos dados. O sistema pode ser utilizado para o controle e a segurança de eventos pessoais (como casamentos ou festas), culturais (como cinema e teatro) ou qualquer outro que necessite dessa organização.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.