Publicidade

Embraer vende cinco aeronaves KC-390 para Força Aérea Portuguesa por R$ 3,5 bi

Por| 17 de Julho de 2019 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/ Embratel
Divulgação/ Embratel

A Embraer acaba de realizar um grande negócio com o governo de Portugal. A empresa efetuou a venda de cinco aeronaves do modelo KC-390 para a Força Aérea Portuguesa por R$ 3,5 bilhões. O anúncio da negociação foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro, em sua conta no Twitter. Esta é a primeira venda desse novo modelo para um país europeu.

As aeronaves vão substituir os modelos Hércules C-130, da norte-americana Lockheed Martin. O contrato também prevê a entrega de um simulador de voo e suporte técnico completo. O primeiro desses aviões deve chegar em solo lusitano em fevereiro de 2023.

"Conseguimos concluir a venda de cinco aeronaves Embraer KC-390 para a Força Aérea Portuguesa, após autorização da aquisição pelo Governo de Portugal, que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do KC, exemplo da tecnologia de ponta que produzimos no Brasil", disse Bolsonaro em seu Twitter.

Continua após a publicidade

A aeronave

O KC-390 é o maior avião militar de carga já produzido no Brasil. Além do transporte de cargas e tropas, ele também pode ser usado para transporte de paraquedistas, abastecimento de outras aeronaves no ar, missões de busca e salvamento com equipamentos especiais, combate a incêndios florestais e até em voos para a Antártida.

Continua após a publicidade

Segundo a Embraer, países como Argentina, Chile, Colômbia e República Tcheca estão com negociações em andamento para a aquisição deste modelo para suas respectivas Forças Aéreas.

Fonte: Agência Brasil