SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Conheça tendências em tecnologia e infraestrutura para 2022

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Fevereiro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay
Divulgação/Gerd Altmann/Pixabay

O avanço tecnológico não para. Dados da consultoria IDC indicam que a expectativa é de que, em 2022, mais da metade da economia global seja baseada ou influenciada pelo digital. “Por isso, as infraestruturas tecnológicas precisarão ser cada vez mais robustas, estáveis e sustentáveis”, finaliza Victor Sellmer, diretor comercial e de marketing da Odata, provedora de serviços de data center.

Tecnologias como metaverso, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), computação em nuvem e outras devem exigir cada vez mais dos data centers, já que, quanto mais dados são produzidos, mais espaço é necessário para acomodá-los. Veja, a seguir, três grandes apostas para o setor.

1 – Metaverso

Continua após a publicidade

Os “avatares” ou identidades digitais para o ambiente virtual imersivo do metaverso estão entre os destaques de 2022. As marcas já investem nesse ambiente. A personalização de avatares deve estar presente tanto no metaverso quanto em aplicativos, redes sociais e outras plataformas.

Isso depende, entretanto, de capacidade computacional e infraestrutura de rede. “Os requisitos para habilitar o metaverso são muito maiores do que os da maioria dos aplicativos e jogos online”, comenta Victor Sellmer. “É preciso largura de banda, baixa latência e confiabilidade, além de capacidade computacional nos data centers, ainda escassa na América Latina.”

2 – Proliferação de dados

Continua após a publicidade

Os dados são parte essencial em diferentes áreas e continuarão a se multiplicar em variedade, velocidade e volume com o avanço da tecnologia. Por isso, a evolução da infraestrutura de data centers é fundamental, já que conforme a demanda de expansão de dados cresce, maior é a necessidade de processamento e espaço computacional.

Segundo o Gartner, a proliferação de dados é uma das principais tendências do setor de infraestruturas e operações. Sellmer lembra que, com a pandemia, muitas empresas migraram para a nuvem — um ambiente que impulsiona a multiplicação de informações. “Além disso, os desafios de gerenciamento aumentam e a criação de políticas eficazes de retenção de dados se tornam fundamentais.”

3 – Inteligência artificial (IA)

Embora não seja novidade, a IA é um exemplo de solução vantajosa tanto para empresas quanto para consumidores. À medida que as interações com máquinas se tornam mais inteligentes, os clientes esperam que todos os produtos e serviços apresentem alguma capacidade de IA.

Continua após a publicidade

Com isso, ocorre a geração de um grande volume de dados, o que exige mais conectividade. “Quando a neutralidade das infraestruturas de nuvem e dos data centers é combinada, esses serviços ganham estabilidade e resiliência”, destaca Sellmer. “Isso impede interrupções e garante mais diversidade e flexibilidade aos contratantes.”