Publicidade

BC quer usuário de bancos digitais sacando dinheiro em qualquer caixa eletrônico

Por| 17 de Dezembro de 2019 às 10h50

Link copiado!

BC quer usuário de bancos digitais sacando dinheiro em qualquer caixa eletrônico
BC quer usuário de bancos digitais sacando dinheiro em qualquer caixa eletrônico

O Banco Central (BC) quer que clientes de instituições financeiras digitais também possam sacar dinheiro de qualquer caixa eletrônico. Desde segunda-feira (16), há uma consulta pública aberta para mudança no regulamento para saque e aporte no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Uma das mudanças seria a interoperabilidade, assim chamada a capacidade de um banco de acessar serviços no caixa eletrônico de outro. “Embora os caixas eletrônicos e assemelhados não sejam as únicas formas de ingresso e de saque dos recursos nessas contas, o dinheiro ainda é a forma de pagamento utilizada com maior frequência por cerca de 60% da população brasileira, o que sugere que a demanda por saque e por aporte em espécie ainda persistirá por um certo tempo”, explicou o BC em nota. 

O órgão também explica que, atualmente, custos e tarifas não são regulamentadas pelo BC, sendo que esta é uma mudança que a consulta pública propõe. Além disso, a medida pretende fazer com que instituições menores possam ganhar mais espaço em concorrência no mercado. 

“Há evidências de que os bancos digitais, os emissores de moeda eletrônica e mesmo bancos tradicionais de menor porte, por não disporem (ou disporem de forma muito limitada) de canais de atendimento presenciais, têm enfrentado custos elevados para dar acesso a esses serviços para seus clientes”, explica a nota do BC. 

Continua após a publicidade

A consulta está disponível para sugestões até 14 de fevereiro de 2020, no site do Banco Central. 

Fonte: Agência Brasil