Saiba o que fazer quando um site abre em um navegador e em outro não

Por Dimitri Pereira

Já aconteceu de um site que você costuma sempre acessar parar de repente de abrir? E ao abrir outra página você descobre que está tudo funcionando bem? Por que às vezes uma mesma página abre em um navegador e em outro não? O que fazer quando isso acontece? E qual o procedimento para abrir um site que só funciona em um navegador? Confira a seguir algumas alternativas para contornar esse problema.

Verifique se o site em questão está em manutenção

Você pode confirmar isso através das últimas publicações e das mensagens mais recentes compartilhadas no mesmo.

Caso não encontre essas informações dessa maneira, utilize os formulários de contato para saber se a página está em manutenção. Os próprios administradores do site podem dar dicas de como resolver o problema, se ele for de ordem técnica. Observe os códigos de erro da página quando ela não abre. Podem ser 404, 401, 500, 502 ou outros; eles também podem ajudar a resolver o inconveniente.

erro navegador

Limpe os cookies do navegador

Uma outra alternativa a ser testada é limpar os cookies do navegador. Usando essa estratégia, você pode eliminar alguns arquivos do cache que podem estar impedindo o site de abrir de modo correto. Para fazer isso, use a combinação das teclas "Ctrl + Shift + Del", que funciona na maioria dos browsers para encontrar a opção e limpar o programa de arquivos potencialmente nocivos ao bom funcionamento de um site.

erro navegador

Você pode também utilizar um programa específico para esse tipo de problema, como o CCleaner e o Advanced System Care por exemplo, que são excelentes serviços para otimizar o seu navegador e corrigir os problemas que estejam dificultando o perfeito funcionamento.

Tente acessar o site sem o HTTPS na barra de endereços

Alguns sites podem não abrir simplesmente porque não implementaram um certificado de segurança. As razões podem ser várias, incluindo a falta de necessidade desse protocolo ou o próprio descuido com a segurança. Alguns navegadores tentam forçar o HTTPS em algumas páginas, e isso em alguns casos pode resultar na impossibilidade do site ser acessado.

Você pode resolver isso tirando o "s" do https:// no começo da URL do endereço do site. Você descobrirá que vários sites podem voltar a funcionar mudando apenas essa letra. Mas fique atento: em algumas páginas, o certificado de segurança, representado pelo "s", garante que todas as informações passadas à pagina sejam devidamente protegidas e estejam realmente em segurança. No caso de ela funcionar sem o "s", não dê nenhuma informação pessoal como documentos ou número de cartão de crédito.

Desinstale e reinstale o seu navegador com problemas

Se nenhuma das alternativas acima der certo, você deve tomar uma atitude mais drástica. Desinstale e reinstale novamente o navegador com defeito. Essa solução tem como objetivo corrigir erros que tenham ocorrido durante a instalação do programa em seu computador, algo que acontece com certa frequência.

Você pode encontrar os navegadores mais populares nos links abaixo:

Internet Explorer

Google Chrome

Mozilla Firefox

Opera

Safari

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.