Saiba como desativar a reprodução automática de GIFs no seu navegador

Por Dimitri Pereira

Geralmente os navegadores de internet carregam automaticamente os GIFs animados em páginas da Internet, no entanto algumas vezes essas animações podem comprometer o desempenho da experiência na web para alguns usuários e se tornar um inconveniente. O excesso de GIFs em sites ou fóruns podem deixar os computadores mais lentos e provocar grandes travamentos até que todas as animações sejam carregadas. Veja então a seguir como impedir que o seu navegador Chrome, Firefox ou Internet Explorer carregue os GIFs de forma automática.

Desativando a reprodução automática de GIFs no Google Chrome

Os navegadores baseados no Google Chome não possuem uma função nativa para que o usuário desabilite a reprodução automática de GIFs. Para isso é necessário usar extensões. A mais indicada é a Animation Policy, desenvolvida pela própria Google.

Passo 1. Baixe a extensão Animation Policy no seu navegador Chrome, e, em seguida clique sobre o botão de acionamento da extensão.

chrome

Passo 2. Ao clicar sobre o ícone da extensão representado por um raio amarelo, um menu bem simples será exibido. Para desligar o carregamento de GIFs, basta selecionar a última opção "Disable all image animation" e pronto! Caso queira reverter e reahilitar o recurso de carregamento automático, basta selecionar a primeira opção "Allow all animated images".

chrome

No Firefox

Passo 1. Abra o Firefox e acesse as configurações ocultas do navegador. Para isso, digite o comando "about:config" (sem as aspas) na barra de endereços e pressione Enter. Em seguida, autorize o acesso clicando no botão azul "Serei cuidadoso, prometo!".

desativar gif

Passo 2. Uma grande lista de configurações será exibida. No topo você notará a presença de uma caixa de buscas. Digite "image.animation" (sem as aspas).

Passo 3. No resultado obtido, dê um duplo clique. Uma janela vai se abrir mostrando o valor "normal". Altere esse valor para "none" e clique sobre o botão "OK".

desativar gif

Pronto! O Firefox não irá mais carregar as imagens animadas por padrão. Se desejar reverter o processo, repita a operação, desta vez substituindo o valor "none" bparab "normal".

No Internet Explorer

Passo 1. Abra o internet Explorer e acesse as configurações do navegador, clicando sobre o ícone de engrenagem no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione a opção "opções da Internet".

desativar gif

Passo 2. Na janela "Opções da Internet", selecione a opção "Avançadas". Em seguida, procure pela seção "Multimídia" e pela opção "Passar animações em páginas da Web". Para desabilitar o carregamento automático de GIFs, basta desmarcar essa opção. Clique depois em "Aplicar" seguido de "OK".

desativar gif

Passo 3. Será então necessário reiniciar o computador para que a atualização seja concluída.

Pronto! Depois de atualizado o Internet Explorer não mais carregará GIFs automaticamente. Para reverter o processo, basta marcar a mesma opção novamente.