Saiba como desativar a reprodução automática de GIFs no seu navegador

Geralmente os navegadores de internet carregam automaticamente os GIFs animados em páginas da Internet, no entanto algumas vezes essas animações podem comprometer o desempenho da experiência na web para alguns usuários e se tornar um inconveniente. O excesso de GIFs em sites ou fóruns podem deixar os computadores mais lentos e provocar grandes travamentos até que todas as animações sejam carregadas. Veja então a seguir como impedir que o seu navegador Chrome, Firefox ou Internet Explorer carregue os GIFs de forma automática.

Desativando a reprodução automática de GIFs no Google Chrome

Os navegadores baseados no Google Chome não possuem uma função nativa para que o usuário desabilite a reprodução automática de GIFs. Para isso é necessário usar extensões. A mais indicada é a Animation Policy, desenvolvida pela própria Google.

Passo 1. Baixe a extensão Animation Policy no seu navegador Chrome, e, em seguida clique sobre o botão de acionamento da extensão.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

chrome

Passo 2. Ao clicar sobre o ícone da extensão representado por um raio amarelo, um menu bem simples será exibido. Para desligar o carregamento de GIFs, basta selecionar a última opção "Disable all image animation" e pronto! Caso queira reverter e reahilitar o recurso de carregamento automático, basta selecionar a primeira opção "Allow all animated images".

chrome

No Firefox

Passo 1. Abra o Firefox e acesse as configurações ocultas do navegador. Para isso, digite o comando "about:config" (sem as aspas) na barra de endereços e pressione Enter. Em seguida, autorize o acesso clicando no botão azul "Serei cuidadoso, prometo!".

desativar gif

Passo 2. Uma grande lista de configurações será exibida. No topo você notará a presença de uma caixa de buscas. Digite "image.animation" (sem as aspas).

Passo 3. No resultado obtido, dê um duplo clique. Uma janela vai se abrir mostrando o valor "normal". Altere esse valor para "none" e clique sobre o botão "OK".

desativar gif

Pronto! O Firefox não irá mais carregar as imagens animadas por padrão. Se desejar reverter o processo, repita a operação, desta vez substituindo o valor "none" bparab "normal".

No Internet Explorer

Passo 1. Abra o internet Explorer e acesse as configurações do navegador, clicando sobre o ícone de engrenagem no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione a opção "opções da Internet".

desativar gif

Passo 2. Na janela "Opções da Internet", selecione a opção "Avançadas". Em seguida, procure pela seção "Multimídia" e pela opção "Passar animações em páginas da Web". Para desabilitar o carregamento automático de GIFs, basta desmarcar essa opção. Clique depois em "Aplicar" seguido de "OK".

desativar gif

Passo 3. Será então necessário reiniciar o computador para que a atualização seja concluída.

Pronto! Depois de atualizado o Internet Explorer não mais carregará GIFs automaticamente. Para reverter o processo, basta marcar a mesma opção novamente.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.