Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Programa de Proteção Avançada da Google traz proteção extra ao Chrome

Por| 07 de Agosto de 2019 às 23h30

Link copiado!

Programa de Proteção Avançada da Google traz proteção extra ao Chrome
Programa de Proteção Avançada da Google traz proteção extra ao Chrome
Tudo sobre Google

Quando se trata de segurança cibernética, todo o cuidado é pouco, tendo em mente que os downloads realizados nem sempre são seguros. Pensando nisso, o Programa de Proteção Avançada da Google, que é responsável por aumentar a segurança e as proteções para usuários da Conta do Google (como jornalistas, ativistas, políticos e líderes empresariais), está atualizando os seus recursos nesta terça-feira (6), com direito a proteções adicionais para downloads feitos no Chrome.

Segundo o próprio anúncio da empresa, para que o recurso seja ativado, o usuário do Programa de Proteção Avançada deve apenas ativar a sincronização do Chrome, e então, quando esse usuário tentar baixar um arquivo que o Chrome identifica como potencialmente perigoso, o navegador passa a mostrar um aviso ou até mesmo pode bloquear o download em questão. A Google comunica que adicionou esse recurso para "melhor proteger contra ataques que acontecem fora do e-mail por meio de malwares vinculados e downloads acidentais de softwares prejudiciais".

Outras melhorias em prol da segurança

Continua após a publicidade

Além disso, o Programa de Proteção Avançada traz também várias melhorias de segurança para as contas Google, como o fato de que agora o programa requer duas chaves de segurança física, sendo que uma delas atua como backup. Uma vez que o usuário está inscrito, o programa exige o uso de uma chave, além de uma senha para fazer login, e limita o acesso não apenas ao Gmail, como também a arquivos do Drive, aplicativos do Google e aplicativos de terceiros selecionados. Sendo assim, se um usuário precisar restaurar o acesso à sua conta, há etapas de verificação adicionais para verificar sua identidade.

Programa de Proteção Avançada

A proposta do programa é fornecer uma série de recursos em prol de uma navegação segura para os usuários. Assim, o programa de proteção avançada é prometido pela própria empresa como a melhor defesa contra phishing com uma chave de segurança: "Até mesmo os usuários mais preocupados com a segurança podem ser enganados por um ataque de phishing sofisticado. Para proteger você dessa ameaça, o Proteção Avançada vai além da verificação em duas etapas tradicional, exigindo que você use uma chave de segurança física, além da senha, para fazer login na sua Conta do Google", conforme consta no blog oficial da Google.

Continua após a publicidade

Além disso, a limitação de acesso aos dados também é uma medida que a Google sugere em seu blog oficial para que se tenha mais segurança: "Ao se inscrever em novos apps ou serviços, você pode receber uma solicitação de acesso aos dados da sua Conta do Google. Geralmente, isso não representa um risco, mas invasores sofisticados podem comprometer um app ou serviço ou se fazer passar por ele para ter acesso aos seus dados pessoais. Para sua segurança, o Proteção Avançada permite que somente os apps do Google e apps selecionados de terceiros acessem seus e-mails e arquivos do Drive", a empresa escreve.

Para se inscrever, você precisará comprar duas chaves de segurança e registrá-las na sua Conta Google. "O Programa Proteção Avançada continuará adicionando novos recursos para ajudar você a estar sempre um passo à frente das crescentes ameaças à segurança".

Fonte: Google via The Verge