Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox 72 traz impressões digitais bloqueadas por padrão e menos pop-ups

Por| 07 de Janeiro de 2020 às 17h00

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla acaba de apresentar o novo Firefox 72, para Windows, Mac e Linux. Entre as novidades da atualização, estão as impressões digitais bloqueadas por padrão, menos notificações (tchau, pop-ups!) e a exibição de vídeos picture-in-picture (PiP), o que contempla o rol de novidades principalmente para quem usa o navegador no macOS e Linux.

Já é possível fazer o download do Firefox 72 para desktop, disponível no site oficial para os cerca de 250 milhões de usuários ativos. Por enquanto, não está disponível uma versão mobile para Android no Google Play.

Impressão digital bloqueada por padrão

Continua após a publicidade

O leitor de impressão digital já se tornou um mecanismo popular para rastrear usuários na web, enquanto a pessoa navega por diferentes páginas da Internet por meio de um browser. Essa impressão é deixada, independentemente de cookies, e permite que os anunciantes, sejam eles empresas ou governos, possam construir um perfil do usuário ao longo do tempo.

Dessa maneira, são rastreados os sinais da configuração dos aparelhos, como fuso horário, resolução de tela, cabeçalhos HTTP, tipo de sistema operacional e fontes que o usuário instalou, por exemplo.

Para garantir privacidade ao usuário, há algum tempo, os desenvolvedores de navegadores já estão trabalhando contra essa prática, incluindo o Chrome e o Safari — sendo que o navegado da Apple chegou primeiro nos bloqueios.

Especificamente, o Firefox 72 irá bloquear todas as solicitações de empresas que coletam através dessas impressões digitais. Assim, os anunciantes não serão capazes de inspecionar as propriedades do dispositivo, usando JavaScript, e nem de coletar informações que podem ser descobertas através de solicitações na rede.

Continua após a publicidade

Windows, Mac e Linux

À medida que os sites adicionam caixas para solicitar autorização para que o usuário receba notificações, os pop-ups demostram suas habilidades em serem bastante irritantes. Agora, no Firefox 72, a Mozilla ajustou os pop-ups de solicitação de notificação para que eles não interrompam mais a navegação do usuário. Dessa forma, o navegador mostrará apenas um balão na barra de endereço, onde o usuário poderá escolher se quer abrir ou não a janela.

Continua após a publicidade

Outra funcionalidade é a exibição de vídeos picture-in-picture (PiP), que também estará disponível no Firefox para Mac e Linux. Nesses casos, basta o usuário selecionar o ícone azul na borda direita de um vídeo para abrir uma janela flutuante e continuar assistindo, enquanto trabalha em outras guias ou aplicativos.

Android

Por enquanto, o Firefox para Android ainda não está recebendo as atualizações mencionadas. A falta de novos recursos ​​se deve ao fato de que vem sendo desenvolvida uma nova versão do Firefox, especialmente pensada para dispositivos Android.

A Mozilla planeja lançar esse novo Firefox para o sistema operacional ainda no primeiro semestre deste ano. Já a próxima atualização para desktops, o Firefox 73, está prevista ainda para fevereiro.

Continua após a publicidade

Fonte: VentureBeat via Firefox