Novo Firefox traz opções mais claras de privacidade

Por Wagner Wakka | 29 de Janeiro de 2019 às 18h44
Tudo sobre

Mozilla

Saiba tudo sobre Mozilla

Ver mais

A Mozilla soltou a versão 65 do Firefox, com updates em privacidade no navegador. A atualização está disponível gratuitamente e apresenta de forma mais fácil como os usuários podem bloquear trackers.

Os trackers são ferramentas que os sites usam para adquirir informações do usuário e traçar um perfil de navegação. Isso geralmente é usado por sites que oferecem paǵinas personalizadas de acordo com o gosto de cada um.

A nova versão oferece três opções de privacidade: padrão, que apenas bloqueia os trackers quando o usuário estiver navegando em aba anônima; restrita, que bloqueia qualquer tracker independente do site; e personalizada, em que é possível escolher os sites que gostaria que fossem bloqueados.

A página também alerta que, como alguns sites dependem de trackers para oferecer informações aos usuários, isso pode fazer com que elas não funcionem, caso sejam bloqueadas. No novo modo também há explicações mais claras de como estas ferramentas funcionam.

Por conta disso, agora, quando você estiver com o bloqueio de tracking ligado, o Firefox vai informar quais conteúdos não estão sendo captados pela página. Ao clicar no ícone com um "i", o navegador mostra todos itens bloqueados. Nesta mesma região, também é possível apagar todos os dados naquele site.

Informações aparecem em ícone no navegador (Foto: Divulgação/Mozilla)

Por fim, a atualização também permite agora que você rode vídeos com compressão AV1, para usuários do Windows, o que não era possível. A atualização também apresenta agora um gerenciador de abas que identifica quais delas estão mais lentas e permite fechá-las para melhorar o desempenho do programa. O mesmo vale para as extensões.

Para ter acesso a estas novidades basta ir às configurações do seu navegador e clicar em Atualizações.

Fonte: Mozilla Blog

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.