Nova versão do Firefox chegou! Veja as principais novidades

Por Diego Sousa | 12 de Fevereiro de 2020 às 08h00
Reprodução
Tudo sobre

Mozilla

Saiba tudo sobre Mozilla

Ver mais

A Mozilla começou a liberar para os usuários o Firefox 73, nova versão do navegador para desktops, nesta terça-feira (11). O browser estará disponível para os sistemas Windows, macOS e Linux, com novidades em relação à segurança e acessibilidade, correções de bugs e um novo serviço DNS. Abaixo você confere as principais implementações e como ativá-las:

Como atualizar para o Firefox 73

Para atualizar o Firefox para a última versão, clique sobre as três linhas no canto direito do navegador. Ao abrir o Menu de opções, vá em Ajuda > Sobre o Firefox. O sistema se encarregará de verificar se há alguma atualização e instalá-la quando estiver disponível. Por fim, reinicie o navegador. Veja o passo a passo na imagem abaixo:

Passo a passo para atualizar o Firefox (Foto: Reprodução/Diego Sousa)

Firefox recebe serviço DNS da NextDNS

Confirmando informações dadas em dezembro, o Firefox recebeu um novo protocolo de segurança, conhecido como DNS via HTTPS, ou DoH, da NextDNS. O serviço se junta ao Cloudfare, já incluso no navegador.

O protocolo de segurança DNS através do HTTPS procura resolver um problema fundamental de privacidade do protocolo DNS: a falta de criptografia usual das solicitações que fazemos para visitar um site. Em teoria, sem uma criptografia dessa comunicação, é possível ler as informações que são passadas de um ponto entre o servidor DNS e o usuário. Na prática, o papel do NextDNS é bloquear anúncios, rastreadores e sites maliciosos de todos dispositivos suportados.

Por padrão, o recurso está desabilitado. Para ativar, acesse o Menu do Firefox > Opções > Geral > Configurações de Rede > Configurações > Ativar DNS através de HTTPS. Então, selecione NextDNS. Veja o passo a passo na imagem abaixo.

Passo a passo para ativar o novo protocolo de segurança (Foto: Reprodução/Diego Sousa)

Mais conforto para quem lê

Outras novidades da nova versão do Firefox buscam trazer mais conforto aos usuários, especialmente os que sofrem com problemas de visão, na hora de ler os conteúdos das páginas da Web. Duas delas merecem destaque:

  • Zoom padrão: com o Firefox 73 será possível definir uma nível padrão de zoom para utilizar em todos os sites. Esse recurso é muito bem-vindo, na medida que o navegador já oferecia o recurso de zoom nos sites há bastante tempo, mas era preciso ajustar site por site. Para habilitá-lo, vá em Opções > Preferências e Idioma > Zoom padrão. Ainda é possível deixar o zoom apenas no texto - basta selecionar a caixa de diálogo correspondente;
Zoom padrão do Firefox (Foto: Reprodução/Diego Sousa)
  • Modo de alto contraste: o Firefox 73 também coloca em prática uma solução de “legibilidade”, que coloca um bloco de cor de fundo entre o texto e a imagem de fundo. O recurso também é muito bem-vindo para usuários com problemas de visão que deixam o Modo de alto contraste, que torna os sites mais legíveis, ativo. Antigamente, o Firefox desabilitava as imagens de plano de fundo quando o recurso do Windows era ativado.

Outras melhorias

Além das funções citadas acima, o Firefox 73 corrigiu vários bugs do sistema, aprimorou a qualidade do áudio ao reproduzi-lo mais rápido ou mais lento que o normal, e agora passará a solicitar que você salve logins apenas se um campo em um formulário for modificado.

Já está aproveitando todas as funcionalidades do novo Firefox? Deixe nos comentários!

Fonte: Genbeta

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.