Publicidade

Microsoft Edge vai ganhar importante ajuste de segurança em julho

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2021 às 17h05

Link copiado!

Divulgação/Microsoft
Divulgação/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Assim como o Chrome e o Firefox, o Edge abraçará protocolos mais seguros para a web. A partir da versão 92, o navegador da Microsoft encaminhará usuários automaticamente de páginas HTTP para HTTPS, um padrão mais seguro de comunicação entre o computador e sites da internet.

A diferença crucial entre os dois protocolos está no uso da criptografia SSL para estabelecer comunicação entre os usuários e os servidores. Quando utilizada, a camada de segurança evita que usuários sejam espionados por criminosos que interceptam a troca de dados entre as pontas, técnica conhecida como "man-in-the-middle" — cujo padrão mais simples não é capaz de evitar.

Embora seja menos seguro, o protocolo sem criptografia ainda é popular entre sites (especialmente os mais antigos) e pode ser utilizado para fins maliciosos em golpes bem articulados. Por isso, é importante sobrepor a preferência do usuário comum pelo padrão mais eficiente durante o uso comum, para evitar enganos de pessoas com menos conhecimento técnico ou simples desatenção.

Continua após a publicidade

De acordo com as informações oficiais, haverá uma lista de redirecionamentos para protocolos mais seguros toda vez que o usuário entrar num site HTTP. Ademais, a descrição sugere que o navegador forçará conexões com o padrão com SSL em alguns casos.

O que muda no dia a dia?

No Firefox, existe função parecida que solicita autorização do usuário para redirecionar a navegação para o método criptografado. Por enquanto, a abordagem adotada pelo Microsoft Edge continua em segredo e só deve ser revelada próximo do lançamento ou nas versões de testes do browser.

Na prática, pouco ou nada deve mudar a experiência com o Edge. O protocolo de um endereço web é algo que muda a comunicação do usuário com o site exclusivamente nos bastidores. Entretanto, quando fortalecidos pelo SSL, informações e dados fornecidos aos sites tem camadas extras de segurança contra invasores, impedindo que sejam interceptados com facilidade. Isso permite que o usuário forneça números de cartões e detalhes sensíveis com mais privacidade, garantia também para o site de destino.

Continua após a publicidade

A novidade foi encontrada no cronograma de desenvolvimento da Microsoft e deve chegar na versão 92 do navegador, cujo lançamento está previsto para meados de julho deste ano.

Fonte: Bleeping Computer, Microsoft