Mesmo com lançamento do Quantum, Firefox continua perdendo usuários

Por Ramon de Souza | 04 de Abril de 2018 às 07h17

Em novembro do ano passado, a Mozilla lançou a versão estável do Quantum — que, de acordo com a própria empresa, foi “a maior reestilização da história do navegador Firefox”, tornando-o mais ágil e adicionando uma interface mais moderna. Porém, tudo indica que o redesign não está dando resultados; de acordo com dados da Net Applications, o browser continua perdendo usuários.

No mês de março, a base de usuários do programa fechou em apenas 10,3% — uma redução de 0,6% em comparação com o mês anterior. Trata-se do marketshare mais baixo já registrado pelo software desde 2016, quando apenas 8% dos navegadores usados como amostra pela Net Applications eram Firefox. Em contrapartida, lá em 2010, o principal produto da Mozilla chegou a responder por mais de um quarto do mercado de navegadores.

O mais curioso é que o marketshare do programa começou a decair justamente após o lançamento da versão 57 Quantum, que havia sido projetada para dar mais fôlego ao browser — a média de queda ficou em 1,1% ao mês. Ao que tudo indica, os usuários não gostaram do novo visual do software ou ficaram chateados com a inauguração do novo framework de plugins, que tornou diversas extensões incompatíveis.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Computerworld

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.