Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lista de leitura do Chrome agora pode ser escondida na barra de ferramentas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Março de 2021 às 12h20

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

A função “ler mais tarde” do Google Chrome foi uma importante adição para os leitores assíduos que precisam gerenciar melhor seu tempo. Porém, o botão da Lista de Leitura foi encaixado ao lado da lista de favoritos para todos os usuários — o que desagrada aqueles que não precisam da ferramenta. Na atualização do Chrome 91, tornou-se possível remover esse ícone dali.

Tal versão do navegador do Google ainda está na distribuição Canary, um ambiente de testes para avaliar a estabilidade do app diante de algumas novidades. Uma delas, nesse caso, é a opção de remover a “Lista de Leitura” da barra de favoritos e liberar aquela área para outros itens.

Há a chance de você nem mesmo conhecer a lista de leitura e a sua existência sequer ser um incômodo, visto que sua ativação depende da habilitação no menu chrome://flags — endereço dedicado para a ativação de recursos ainda em fase experimental.

Continua após a publicidade

Se você não conhece, a lista de leitura é onde as páginas marcadas para "ler mais tarde" são reunidas num único ambiente, algo estilo o Pocket, do Firefox. A função foi adicionada para ajudar a organizar artigos ou notícias para leitura ou consulta posterior, evitando que essas páginas sejam desnecessariamente inseridas entre os Favoritos.

Quando a versão 89 sair e a seção que reúne artigos para a leitura posterior estrear na versão estável, há a certeza de que sua permanência na barra superior não será mais obrigatória, provavelmente a partir da versão Chrome 91.

Ainda indeciso

Outra novidade é a visualização de artigos salvos num painel lateral, alocado na barra de ferramentas do navegador — o que sinaliza que o Google ainda não se decidiu por onde encaixar o recurso.

Continua após a publicidade

Por se tratar de uma ferramenta semelhante aos Favoritos — escondido, inclusive, junto a eles no navegador para celular —, a lista de leitura pode continuar disponível para as duas opções de exibição. Contudo, por exercer uma tarefa diferente durante a navegação, sua exibição na barra de tarefas pode ser igualmente interessante, visto que é encaixada de forma mais discreta, mas ainda ao alcance de um clique.

Por enquanto, não há a certeza sobre a disposição da lista de leitura. Até agora, nem mesmo a seção especial está disponível para todos os usuários.

Assim como as opções para encaixar a lista de leitura, a opção "ler mais tarde" ainda não tem data para ser lançada. Se quiser experimentar, é válido conferir as mais recentes atualizações do navegador e ativar o recurso no menu chrome://flags, mas saiba que podem acontecer erros inesperados durante o uso.

Continua após a publicidade

Fonte: Reddit