Publicidade

Google inclui buscadores focados em privacidade como opção padrão no Chrome

Por| 14 de Março de 2019 às 16h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre Google

Uma atualização do Chromium — o navegador open source da Google, que serve como base para o desenvolvimento do Chrome — incluiu entre as opções de mecanismos de busca padrão alguns serviços concorrentes que oferecem mais privacidade do que o buscador da gigante.

A medida expande a escolha dos usuários por produtos de busca. As mudanças foram lançadas na última terça-feira (13), com a versão estável do Chromium 73, e ocorrem em um momento em que a Google enfrenta crescentes críticas em relação à privacidade dos usuários e acusações de monopólio no setor.

O maior beneficiário da atualização parece ser o buscador focado em privacidade DuckDuckGo, que agora está sendo oferecido como uma opção em mais de 60 mercados, inclusive o Brasil.

Nas notas sobre as mudanças postadas no GitHub, o engenheiro de software Orin Jaworski afirma que a lista de referências por país está sendo “completamente substituída com base em novas estatísticas de uso” de “dados coletados recentemente”.

Continua após a publicidade

Como alguns dos buscadores acrescentados ao Chromium, o DuckDuckGo é um motor de busca que não registra as informações e dados de navegação do usuário. A ferramenta tampouco guarda os endereços de IP ou histórico das pessoas que o acessam, e utliza cookies apenas quando necessário.

Fonte: TechCrunch