Google Chrome enfim ganha modo escuro em definitivo

Por Se Hyeon Oh | 24 de Abril de 2019 às 08h17

Muitíssimo aguardado por todos os usuários, o Google Chrome finalmente ganhou o modo escuro. A novidade foi adicionada ao navegador em sua versão 74, lançada nesta terça-feira (23) para Windows, Linux e macOS.

O recurso, que estava em fase beta, foi disponibilizado para todos os usuários através da atualização e, assim como o próprio nome sugere, altera o esquema de cores do navegador. Enquanto no macOS o modo pode ser ativado de forma manual, no Windows ele respeita as configurações do sistema operacional e só pode ser habilitado caso o usuário selecione o item “Escuro” dentro do tópico “Escolher o modo de aplicativo padrão” presente nas configurações do sistema.

Modo escuro no Chorme para Windows (Imagem: 9to5google)

Como o novo tema é idêntico ao tema “Incognito”, o modo de navegação privada ganha um selo de texto ao lado do ícone do perfil para se diferenciar. A transição entre os temas é perfeita e é atualizada imediatamente.

Além do modo escuro, uma outra adição interessante é que o navegador agora possui opções de acessibilidade que reduzem as animações de transição, rolagem e de zoom para que os usuários propensos a sentirem enjoos não precisem ficar passando por maus bocados. Vale notar que a redução das animações são benéficas também para quem preza pelo desempenho, já que a sua ausência permite uma navegação ainda mais fluida por não recorrer a nenhum efeito visual.

Para aqueles que sentiam um certo desconforto com os pop-ups que apareciam ao tentar fechar uma página, o Chrome 74 também traz um recurso para bloquear essas janelas, impedindo o uso de uma API chamada de window.open, que serve exatamente para lançar essas janelas irritantes.

Fonte: 9to5google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.