Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Firefox: como ver os sites que rastreiam você

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Dezembro de 2019 às 10h53

Link copiado!

Divulgação/ Mozilla
Divulgação/ Mozilla
Tudo sobre Mozilla

Assim como o Chrome, o Firefox é um navegador de internet popular e usado por muitos usuários no celular e computador. Desde a versão 70, o browser ganhou recursos avançados de segurança, que inclui um bloqueador nativo de rastreamento e anúncios abusivos.

Se você está pensando em experimentar o Mozilla Firefox para conhecer esses recursos de segurança e privacidade, então veio ao artigo certo. Ensinamos a seguir o passo a passo para você aprender a como descobrir quais sites estão te rastreando.

Firefox: como ver os sites que rastreiam você

Continua após a publicidade

Como dissemos no início do artigo, o recurso que monitora o rastreamento de sites dentro do Firefox está disponível a partir da versão de número 70 do navegador. Você pode baixá-la clicando neste link diretamente da página da Mozilla. Se você já usa o Firefox, mas não sabe qual é sua versão, faça o seguinte:

  • Com o Firefox aberto, vá até o menu superior do navegador e clique em "Firefox";
  • Selecione "Sobre o "Firefox";
  • Um pop-up irá se abrir com o número da versão.

Agora, ainda com o Firefox aberto, acesse qualquer site de sua preferência. Na parte superior do navegador, ao lado esquerdo da barra de endereços, clique no símbolo que "escudo" ao lado do ícone de "recarregar página". Se o site não estiver monitorando suas atividades, uma barra na cor azul e roxa será exibida com a indicação "Nenhum rastreador conhecido pelo Firefox foi detectado nesta página".

Continua após a publicidade

Neste mesmo menu pop-up você pode ativar ou desativar a proteção contra rastreamento clicando na chave que aparece no canto direito. Para o caso de rastreamento a partir de algum site, você verá uma faixa vermelha alertando sobre a presença de rastreadores de atividades que foram bloqueados.

Entre as configurações de privacidade do Firefox é possível ativar, desativar ou tornar o bloqueio de rastreadores ainda mais rigoroso. Para customizar esse padrão de segurança, faça o seguinte:

  • Na aba de endereços, digite ou cole o comando about:preferences#privacy;
  • No painel que aparecerá, escolha entre os perfis de monitoramento "Padrão", "Rigoroso" ou "Personalizado";
  • Agora basta reiniciar o Firefox para que os ajustes sejam aplicados.

Recomendamos que você escolha o padrão "Rigoroso" para usar em seu navegador, visto que ele consegue bloquear uma quantidade maior de rastreadores, anúncios abusivos, cookies de rastreamento (informações temporárias de determinado site que servem para rastrear sua atividade na internet) e até mineração de criptomoeda em segundo plano.

Continua após a publicidade

O mais interessante é que o filtro feito pela ferramenta de privacidade e segurança nativa do Firefox também pode ser usado como um bloqueador inteligente de anúncios, dispensando o uso de extensões ou aplicativos de terceiros que fazem essa mesma função. Quem usa o Firefox noAndroid ou iOS já conta com o padrão "Rigoroso" de monitoramento ativado nativamente.