Chrome vai mudar a forma que ouvimos música e assistimos vídeo online

Por Felipe Demartini | 13 de Julho de 2020 às 12h13

O Google continua trabalhando em uma das novidades mais úteis que liberou para o Chrome nos últimos meses. Em uma mudança que está a caminho do sistema de controle de mídia do browser, será possível fazer com que os botões permaneçam acima de qualquer outra aba, bem como mover a caixa de diálogo dos comandos para qualquer lugar da tela, de forma que ela não cubra o conteúdo que está sendo visualizado.

Hoje, o sistema funciona de forma simples, com um ícone aparecendo ao lado da barra de endereços sempre que alguma mídia estiver tocando em outra aba, com o usuário tendo de clicar para acessar os comandos. A ideia dos desenvolvedores, então, parece ser permitir que isso seja feito com menos cliques ou com controles flutuantes caso o utilizador queira acompanhar mais de perto o que está sendo reproduzido enquanto faz outra coisa.

O recurso, que foi aprovado para desenvolvimento há algumas semanas, parece estar perto do fim de seu ciclo, já que pode ser ativado por meio das flags do Chrome. A descoberta é do site XDA Developers, que, por meio do sistema de ajustes avançados do navegador, encontrou uma nova opção referente ao controle de mídia. Acessando o endereço chrome://flags/#global-media-controls, basta selecionar no menu à esquerda da primeira opção, chamada Global Media Controles, e escolher Enable, reiniciando o browser em seguida para que a mudança seja aplicada.

Controles de mídia podem ser movidos pela tela, para não ficarem sobre o conteúdo, e permanecerão sobre todas as abas caso o usuário deseja. Recurso já pode ser acessado pelos flags (Imagem: Reprodução/XDA Developers)

Com isso, o menu passa a ser flutuante e persistente, permanecendo sobre as abas do navegador sempre que ativado e somente desaparecendo caso o usuário clique novamente no botão ao lado da barra de endereços. A frase, entretanto, está no condicional já que, em nossos testes, não foi possível observar o novo recurso em funcionamento, mesmo com a flag ativada e o browser reiniciado.

A novidade é útil principalmente para usuários que trabalham com muitas abas abertas ao mesmo tempo. Caso uma delas comece a gritar, encontrá-la em meio a um oceano de outras não é tarefa das mais agradáveis, e caso um momento interessante de um vídeo apareça, a possibilidade de pausar as imagens ou trazê-las para o primeiro plano com um clique no controle de mídia ajuda um bocado.

Como sempre, recursos ativados por meio da opção de flags podem apresentar comportamento errático e causar outros bugs, então, se notar algo de anormal acontecendo, desative a opção. A ideia, pelo menos na aparência, é que a novidade chegue logo já que, estando pronta e funcional, basta apenas uma implementação para que ela se torne parte de alguma das próximas versões estáveis do Google Chrome.

Fonte: XDA Developers

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.