Chrome pode ter função de arrastar aba para - e de - outro navegador

Por Wagner Wakka | 25 de Outubro de 2019 às 15h30
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

A Google quer permitir a integração entre navegadores, possibilitando que se arraste uma aba, por exemplo, do Firefox para o Chrome e vice-versa. A novidade foi vista em análise da última versão Canary - edição do browser do Google voltada para desenvolvedores - do sistema operacional.

A função pode acontecer pelo fato de que todos os principais navegadores agora são feitos com base no Chromium - projeto de navegador web de código aberto desenvolvido pela Google e no qual o Chrome baseia o seu código-fonte. Assim, eles podem ser compatíveis entre si. O site Android Police analisou algumas novas ferramentas da nova versão do Canary e viu que já há referência à função.

“Permite que uma aba seja arrastada entre quaisquer navegadores que aceitem abas, incluindo apps”, aponta o comando dentro do Canary. De acordo com a análise, esta ferramenta pode ser executada no Windows, Mac, Linux e Chrome OS, ainda deixando o Android de lado.

Dessa forma, um usuário que quisesse transpor uma aba do Chrome para o Firefox, poderia fazê-lo apenas com a função de arrastar, sem precisar copiar a URL. A possibilidade é válida em ambos caminhos, adicionando ou retirando uma aba do navegador do Google.

De acordo com um comentário de desenvolvedores dentro do código, é preciso que as outras plataformas também aceitem a ferramenta para que ela funcione. Ou seja, a função precisa de uma adesão do mercado.

Até o momento, a função também não está disponível nem na versão Canary do Chrome, mas pode ser adicionada em breve. Nos códigos, o recurso aparece programado para a versão Chrome 80, a qual está agendada para fevereiro do ano que vem.

Fonte: Android Police

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.