Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome aprimora recurso de privacidade em versão beta; veja o que mudou

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Março de 2021 às 16h10

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Google

Um novo aprimoramento para privacidade foi adicionado discretamente no Chrome Canary, a versão de testes do navegador do Google. Em breve, o app substituirá o fornecimento de permissões de acesso à localização de usuário por um sistema de perguntas mais ativo, pedindo uma nova autorização em todo momento que a página solicitar os dados de acesso.

A cada ocasião em que o site acessado sinalizar que precisa dos dados de acesso, o navegador oferecerá três opções: “em toda visita”, “apenas desta vez” e “bloquear”. Na versão estável atual, a solicitação pode ser apenas autorizada ou negada uma única vez — e revogá-la exige uma visita ao menu de configurações, dentro de seções não tão acessíveis.

Continua após a publicidade

Flagrado por um integrante ativo do fórum do XDA Developers, a novidade evitará que o acesso à localização do usuário seja jogado no esquecimento até uma futura limpeza de histórico de navegação e o retorno das permissões padrões.

Mais controle de privacidade

A necessidade por dados de posicionamento nem sempre é tratada com transparência. Quando autorizado no método atual, o site pode resgatar essas informações a qualquer momento que a página estiver aberta no navegador — esteja ele no plano principal ou minimizado. Além de estar consumindo internet durante a troca, a privacidade do usuário é posta em jogo, e os objetivos escusos pioram a relação com o site visitado.

Por ter sido disponibilizada no Chrome Canary, o lançamento da ferramenta na versão final segue sem data, contudo, sinaliza que o recurso está preparado para suas primeiras aparições. Não é uma mudança gritante, então não deve demorar para chegar — embora isso dependa do seu bom funcionamento durante a avaliação. No navegador de testes, a versão contemplada com a novidade está contida no pacote 91.0.4442.1.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers