SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Aria: IA do Opera One é atualizada com novas ferramentas

Por| Editado por Durval Ramos | 12 de Outubro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Opera
Divulgação/Opera
Tudo sobre Opera

A Aria, inteligência artificial nativa do Opera One, ganhou um conjunto de novas ferramentas que podem tornar a vida do usuário mais fácil e intuitiva ao usar o navegador.

O pacote de novidades foca em agilizar uma série de tarefas voltadas para produtividade e pesquisa — mesmo que a pessoa não seja tão familiarizada com o uso de assistentes inteligentes.

Ferramenta "Refiner"

Continua após a publicidade

O novo recurso “Refiner” é um dos carros-chefe do pacote de atualizações e conta com duas ferramentas principais. Confira o que cada uma faz:

  • “Reutilizar”: permite que você use trechos de respostas anteriores, inserindo os itens no campo de entrada para que Aria seja capaz de coletar elementos. Dessa forma, a assistente consegue criar uma nova instrução com esses dados para obter uma resposta diferente.
  • “Reformular”: Permite modificar apenas partes selecionadas da resposta anterior, sem alterar a estrutura como um todo. Além disso, é possível marcar uma resposta para referência posterior usando a função "Marcador".

Essas ferramentas podem ser interessantes para desempenhar atividades cotidianas e profissionais, como planejar uma rotina, solicitar inspirações para escrever um texto de blog e realizar alterações pontuais em uma redação.

Aria Compose

Continua após a publicidade

O Aria Compose está disponível para estimular a criatividade e auxiliar na criação de conteúdo. Com essa atualização, basta clicar no ícone da caneta mágica ao lado do campo de entrada para acessar a função.

A nova ferramenta é capaz de gerar posts de blog, publicações para rede social, e-mails, slides de apresentação, discurso e muito mais.

“Meu Estilo”

Continua após a publicidade

Você tem a opção de personalizar ainda mais a Aria com o recurso "Meu Estilo", que permite treinar o navegador para escrever como você. Isso inclui textos longos, análises e até e-mails ou reclamações — tudo exatamente da forma que você escreveria.

Para ensinar a Aria a mimetizar a sua escrita, basta clicar no ícone da caneta mágica ao lado do campo de entrada da IA e selecionar "Definir Meu Estilo". Depois de compartilhar amostras de sua escrita em tom formal, neutro e informal, a IA estará pronta para gerar mensagens no seu estilo.