Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Aprenda a desativar a reprodução automática de plugins no seu navegador

Por| 04 de Março de 2015 às 12h00

Link copiado!

Aprenda a desativar a reprodução automática de plugins no seu navegador
Aprenda a desativar a reprodução automática de plugins no seu navegador

Os navegadores executam automaticamente a maioria dos plugins instalados nele, mas essa pode não ser uma boa ideia se você desejar, por exemplo, carregar páginas com mais agilidade ou então poupar a sua banda. Para isso, os principais browsers da atualidade oferecem a opção de desativar esse recurso, deixando a seu critério executar um conteúdo em específico ou não.

Apesar desse tipo de função estar presente em todo software do gênero, é preciso realizar diferentes ações para desativar a execução automática em cada navegador. Então, nós elaboramos um guia completo que ensina, passo a passo, como fazer isso nos principais nomes da web: Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera.

Fique atento e confira nosso tutorial

Internet Explorer

Continua após a publicidade

Clique sobre o botão de configurações do Internet Explorer — aquele com ícone em forma de roda dentada — e então selecione a opção “Gerenciar complementos”.

Na nova janela, selecione a opção “Barras de ferramentas e extensões”, escolha mostrar “Todos os complementos” e então encontre a opção “Shockwave Flash Object”. Clique primeiro com o botão direito do mouse sobre ela e, depois, em “Mais informações”.

Continua após a publicidade

Agora, pressione o botão “Remover todos os sites” e pronto. A partir de então, sempre que uma página com conteúdo em Flash for acessada, o IE vai perguntar se você deseja executar o conteúdo ou não.

Google Chrome

Vá às configurações do programa, clicando no botão com ícone em forma de lista no canto superior direito da janela. Depois, vá em “Configurações”. Lá, use o sistema de busca e digite “privacidade”, então clique em “Configurações de conteúdo”.

Continua após a publicidade

Na nova janela, role a página até encontrar a seção “Plug-ins” e marque a caixa “Clique para reproduzir”. Por fim, clique em “Concluído”.

Com as configurações alteradas, sempre que você acessar uma página que demande algum plugin, você deverá acionar o seu funcionamento de forma manual.

Continua após a publicidade

Mozilla Firefox

Na barra de endereços do Firefox, digite about:config e pressione a tecla Enter. Vai aparecer um aviso de segurança na tela, então clique sobre o botão “Serei cuidadoso, prometo!” para seguir adiante.

No campo “Localizar”, digite plugins.click_to_play (copiar e colar é mais fácil). Clique primeiro com o botão direito do mouse sobre o único resultado que aparece e, depois, em “Inverter valor”.

Continua após a publicidade

Reinicie o Firefox e as alterações serão colocadas em prática. A partir de então, sempre que você acessar uma página com conteúdo que demanda algum plugin, será preciso clicar sobre ele para iniciar a reprodução.

Opera

Clique sobre o botão “Opera”, no canto superior esquerdo da tela, e depois vá em “Configurações”. Lá, vá até o menu “Sites” e marque a caixa “Clicar para reproduzir”.

Continua após a publicidade

Essa configuração é o suficiente para que os plugins não sejam mais executados automaticamente.