Xiaomi quer revolucionar fotografia e acabar com mercado de câmeras digitais
Por Wendel Martins • Editado por Léo Müller | •

A Xiaomi aproveitou a MWC 2025 para anunciar o Sistema Óptico Modular da Xiaomi — uma lente removível para celular que transforma o smartphone em uma verdadeira câmera, ou algo muito próximo disso.
- 7 dicas para tirar fotos melhores com seu celular Xiaomi
- Celular com câmera boa: 4 modelos da Xiaomi que tiram boas fotos
Apesar de ser apenas um conceito, o equipamento pode garantir um salto de qualidade imenso para fotos tiradas com um celular. Isso impactaria profundamente o mercado de câmeras, ao combinar a fotografia computacional dos smartphones com sensores de imagem grandes, comumente encontrados em câmeras mirrorless e DSLRs.
Xiaomi pode revolucionar a fotografia com o celular
A Xiaomi quer mudar a forma como tiramos fotos com o celular. A empresa provou isso com a apresentação da lente de 35 mm chamada Sistema Óptico Modular da Xiaomi.
O acessório combina um sensor Micro Four Thirds (M4/3) de 100 MP — de tamanho semelhante aos utilizados em câmeras mirrorless APSC — com o hardware avançado do Xiaomi 15 Ultra.
A lente removível aprimora a experiência de fotografia no celular, elevando a qualidade das capturas simplesmente por garantir mais espaço para elementos de vidro dentro da lente e também para o sensor espaçoso. O dispositivo conta com um modo automático, um anel para ajuste manual de foco e suporte a fotos no formato RAW.
Além disso, o Sistema Óptico Modular utiliza IA para otimizar os resultados, graças à tecnologia Advanced Image Signal Processing (AISP).
Como funciona o Sistema Óptico Modular?
Um dos grandes diferenciais do acessório é sua conexão via um sistema magnético semelhante ao MagSafe, usado para carregamento sem fio.
Assim que conectado, o usuário pode habilitar o modo de lente removível no app da câmera. As fotos capturadas nesse modo são salvas diretamente na galeria do celular.
A transmissão de dados é feita pela tecnologia LaserLink, desenvolvida pela Xiaomi. Segundo a empresa, esse método de comunicação consegue transmitir até 10 GB por segundo, garantindo uma transferência extremamente rápida de arquivos.
A proposta da marca é que o usuário não perceba atrasos ao utilizar o Sistema Óptico Modular na câmera do celular.
Previsão de lançamento
Até o momento, a Xiaomi não divulgou uma data de lançamento para o seu Sistema Óptico Modular. Ao contrário, a marca reforçou que, por ora, a inovação é apenas um conceito.
No entanto, a novidade para a câmera do celular está disponível para testes na MWC 2025, então a chegada ao mercado não deve estar tão distante como os demais produtos conceitos.
Leia mais
- Xiaomi promete 6 anos de updates para celular, mas fica atrás da concorrência
- Versão global do Xiaomi 15 Ultra tem preço revelado; veja quanto vai custar
- Realme mostra celular que também é uma "câmera profissional"
VÍDEO: Como SABER se a CÂMERA do celular é BOA?
Fonte: XiaomiTime