MWC 2019 | HMD confirma Nokia 9 Pureview com 5 câmeras e sistema de fotos 3D

Por Wagner Wakka | 25 de Fevereiro de 2019 às 12h30
Divulgação/Nokia
Tudo sobre

Saiba tudo sobre Nokia 9 PureView

Ficha técnica

Um dos rumores do ano passado era de que a Nokia iria apostar em um conjunto de 5 câmeras traseiras em seu Nokia 9 Pureview. A HMD Global inaugura no mercado o sistema com esta configuração, apresentando oficialmente o aparelho nesta segunda-feira (25), no Mobile World Congress (MWC).

Só pelo pacote já é possível perceber que o foco do device é em fotos. Mas não só de números vive o 9 Pureview. Ele não conta com lente grande-angular ou zoom óptico. A estratégia aqui é outra.

O topo de linha chega com dois sensores em RGB de 12 MP e outros três monocromáticos, também com 12 MP, sendo que um destes é o sensor de Time-to-Flight. Essa tecnologia consiste no cálculo de tempo de viagem de ondas eletromagnéticas, permitindo que o aparelho consiga diferenciar diferentes planos e criar imagens em 3D. Todas as lentes criadas pela Zeiss têm abertura em f/1.85.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Device com o conjunto de cinco lentes na parte de trás (Foto: Divulgação/HMD Global)

Outra fabricante também participou da produção do conjunto quíntuplo. A Light, empresa especializada em desenhar este tipo de pacote de lentes, ajudou a desenvolver um chipset chamado Lux. Ele é responsável por fazer a ligação entre o hardware com 5 sensores ao processador central do 9 Pureview. Isso porque o device chega com o Snapdragon 845 ainda com capacidade de fazer apenas duas câmeras funcionarem ao mesmo tempo.

O aparelho tem um sistema que combina detalhes de vários frames de uma mesma imagem para produzir a foto. Ou seja, ela capta várias imagens em diferentes configurações de luz, abertura, tempo de exposição e reúne as melhores partes de cada imagem para oferecer a foto perfeita. Ainda, é possível que o usuário possa salvar cada uma das fotos em formato .raw, com cerca de 30 MB por arquivo.

Com isso, segundo a Nokia, o 9 Pureview é capaz de receber 10 vezes mais luz que um smartphone dotado de um sensor comum de 12 MP.

Com a tecnologia de Time-to-Flight, o device também consegue ser compatível com o sistema de GDepth, que cria o efeito tridimensional nas imagens.

Aparelho tem também leitor de digital na tela e desbloqueio facial (Foto: Divulgação/HMD Global) 

Além das câmeras, o aparelho também tem sistema de desbloqueio por digital e leitor facial. Ele chega com 6GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e é resistente à água. A tela conta com 5,99 polegadas com painel em OLED de 1080p.

Para alimentar tudo isso, há uma bateria de 3.320 mAh, e o dispositivo já chega com Android 9 Pie e entrada USB-C, sem porta exclusiva para fones de ouvido. A HMD Global, que comercializa os aparelhos da Nokia, vai lançar o aparelho oficialmente em março ao preço de US$ 699, aproximadamente R$ 2.610.

Fonte: HMD Global

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.