Infinix mostra celular com painel solar na traseira
Por Renato Moura Jr. • Editado por Léo Müller | •

Durante a MWC 2025, a fabricante chinesa Infinix apresentou seu novo conceito de smartphones recarregáveis por energia solar. A tecnologia – que ainda está em fase de testes – consiste em um celular equipado com um painel solar na carcaça; além disso, a empresa também está trabalhando em uma capinha que proporciona o mesmo recurso.
- Quais são os melhores celulares intermediários?
- Mini dobrável triplo da Infinix parece uma fita cassete
Chamada de SolarEnergy-Reserving, a tecnologia utiliza um formato mais simples e barato de células solares, fabricadas à base de perovskita.
A funcionalidade também conta com um sistema sofisticado de controle térmico, já que a exposição à luz solar não costuma ser positiva para aparelhos eletrônicos (por questões de superaquecimento).
De acordo com o que foi apresentado na feira, o SolarEnergy-Reserving ainda não proporciona um carregamento muito rápido, se limitando a apenas 2 W. A verdadeira vantagem está no seu fator sustentável e na possibilidade de manter o dispositivo carregando continuamente durante o dia, em ambientes ensolarados.
Já a capinha promete ser um acessório mais interessante, considerando que pode atender a um número maior de pessoas. Contudo, o protótipo apresentado na MWC utiliza um smartphone especial, equipado com diversos contatos em suas laterais que servirão para transmitir a energia da capinha para o celular.
Não se sabe ao certo como tudo isso funcionaria na prática, ao ser disponibilizado no mercado.
Outras novidades
A Infinix também apresentou a nova geração do smartphone E Ink, que possui uma carcaça dinâmica e customizável. A parte traseira do aparelho possui um display que muda de cor em diferentes padrões, podendo formar figuras e realizar animações decorativas.
Em comparação ao seu antecessor, o novo E Ink traz apenas algumas novidades em relação ao seu principal diferencial, deixando a carcaça ainda mais customizável. Agora os usuários podem alterar as cores a partir de fotos específicas da sua galeria ou programar o celular para mudar seu padrão de acordo com as condições climáticas do momento – tudo isso com ajuda de inteligência artificial.
Leia mais no Canaltech:
- Realme mostra celular que também é uma "câmera profissional"
- Versão global do Xiaomi 15 Ultra tem preço revelado; veja quanto vai custar
- Honor promete criar "AirDrop" que funciona entre Android e iPhone
Trocar a bateria vs Comprar um celular novo: QUAL é MELHOR?
Fonte: The Verge