Spotify libera Retrospectiva 2019 para os usuários; aprenda a ver a sua

Por Felipe Demartini | 05 de Dezembro de 2019 às 11h34
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

O ano está chegando ao fim, a década também, e é hora de dar uma relembrada em tudo que rolou na sua vida musical. O Spotify liberou nesta quinta-feira (5) mais uma edição do Wrapped, seu web app de retrospectiva que, desta vez, não apenas dá uma olhada nos artistas, músicas e, logicamente, podcasts mais ouvidos de 2019, como também relembra a trajetória do usuário na plataforma ao longo dos últimos dez anos.

Por meio de um site dedicado que exige apenas o login do próprio serviço para coleta dos dados, o usuário tem acesso a uma apresentação com diferentes informações sobre seu gosto musical. Além das paradas de sucesso do ano, com total de reproduções, faixas e músicos preferidos, a empresa também disponibilizou um olhar sobre a evolução do gosto musical ao longo das estações do ano, de forma que o usuário se lembre de gostos passageiros ou febres repentinas.

Leia também: Spotify faz ranking dos mais ouvidos do ano e da década; veja lista

Retrospectiva Spotify Wrapped cria apresentação com músicas e artistas favoritos do ano e também da década para cada usuário (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Além disso, como não poderia deixar de ser, o Spotify dá uma bela atenção aos podcasts neste ano. O conteúdo é parte da estratégia central da companhia e recebe atenção dedicada, também com uma lista dos programas mais ouvidos pelo usuário ao longo do ano e o total de minutos que ele passou envolvido com o primeiro colocado. Tudo, claro, compartilhável e em formatos amigáveis para publicação em redes sociais.

Centro da estratégia de conteúdo do Spotify em 2019, os podcasts também recebem espaço dedicado na retrospectiva do ano (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

Na retrospectiva da década, outros fatores também são levados em conta. O usuário pode relembrar desde quando utiliza o Spotify e em que momento virou Premium, caso seja um assinante, bem como o total de minutos que passou com o serviço ano após ano. Apesar de existir desde 2008, para muita gente os dados não devem ir tão longe assim no passado, já que a plataforma aterrissou oficialmente no Brasil apenas em 2014, apesar de já poder ser acessada antes a partir de sua versão americana.

Usuários podem dar um olhar sobre a última década ano a ano ou conhecer o grande artista ou canção dos últimos dez anos (Imagem: Reprodução/Felipe Demartini)

As músicas, claro, são o ponto-chave aqui, com o usuário podendo visualizar as faixas mais ouvidas e os artistas preferidos ano a ano, bem como uma somatória geral que exibe a banda ou músico da década para cada um. Novamente, tudo é facilmente compartilhável a partir da própria interface e, tanto no caso dos dez anos quanto de 2019, playlists automáticas com as canções favoritas são montadas para que a galera viaje no barco da memória.

Para criar sua retrospectiva, basta acessar o site do Spotify Wrapped e fazer o login, com a apresentação sendo montada automaticamente. Além disso, uma hashtag especial foi lançada no Twitter, com direito a ícone especial e tudo.

Fonte: Spotify

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.