Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Spotify lança app dedicado ao público infantil com curadoria de playlists

Por| 30 de Outubro de 2019 às 16h37

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Spotify)
(Imagem: Divulgação/Spotify)
Tudo sobre Spotify

O Spotify lançou nesta quarta-feira (30) um app dedicado exclusivamente ao público infantil. Chamada de Spotify Kids, a novidade conta com cerca de 6 mil faixas curadas especialmente para as crianças e já está disponível para download... mas por enquanto só na Irlanda. A empresa caracteriza o lançamento como uma espécie de “beta oficial” e deve disponibilizar o app para outros mercados “com o tempo”.

Visualmente, o Spotify Kids parece uma versão enxuta do app padrão, trazendo apenas um único feed que apresenta canções infantis como trilhas sonoras de filmes da Disney ou então músicas mais educativas, seguindo temas de aprendizado como faixas sobre dinossauros ou animais em geral. A apresentação do app para as crianças traz ilustrações divertidas ao invés de capas de álbuns e singles, com a ideia de incentivar o aprendizado de forma mais sucinta: trilhas de filmes, por exemplo, são anexadas em uma imagem de um balde de pipoca sorridente e por aí vai.

Continua após a publicidade

Para utilizar o Spotify Kids, será necessária uma assinatura premium do serviço de streaming. O gerenciamento do app se dá pelo dono da conta, um adulto responsável pela criança. Essa pessoa é quem poderá fazer os ajustes de idade para contemplar a faixa etária do ouvinte infante. Crianças com um pouco mais de idade também poderão aproveitar-se da busca orgânica de músicas do aplicativo, mas nunca poderão pesquisar, por exemplo, nomes de artistas ou de álbuns. Ademais, a assinatura se faz necessária também por fatores jurídicos: em muitos países, há restrições legais de exibição de anúncios para o público infanto-juvenil. Como a versão gratuita do Spotify traz publicidades, a assinatura paga as elimina por completo.

Falando nisso, o Spotify também criou uma política de privacidade separada especificamente para o Spotify Kids. A empresa sueca assegura que essa política está em total concordância com a GDPR europeia e a COPPA norte-americana — duas leis de privacidade com pontos específicos para dados de usuários infantis. O Spotify Kids não vai coletar dados de geolocalização, limitando a oferta de músicas para a região que o controlador da conta informar em seu perfil. As músicas podem mudar de acordo com o local, mas somente com base no país marcado.

A empresa vinha trabalhando no app para crianças há dois anos, mas ainda não informou sobre previsões de expansão internacional. A complacência com as leis de privacidade da Europa e EUA sugere que o Spotify Kids apareça no Velho Continente e também na América, mas lançamentos específicos ainda não estão sendo discutidos pela empresa.

Continua após a publicidade

Fonte: Spotify