Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo recurso do Spotify faz mixagens automáticas e a polêmica está lançada

Por| 09 de Abril de 2018 às 18h01

Link copiado!

Novo recurso do Spotify faz mixagens automáticas e a polêmica está lançada
Novo recurso do Spotify faz mixagens automáticas e a polêmica está lançada
Tudo sobre Spotify

Muitos DJs "das antigas" criticam ferrenhamente DJs da atualidade, que, no lugar dos discos de vinil, CDs e mesas de som repletas de botões para fazer mixagens ao vivo e "na raça", preferem garantir a animação da pista de dança contando com softwares em seus notebooks. Entre as críticas, estão coisas como, por exemplo, a gravação prévia de seus setlists, bem como o uso de recursos que mixam automaticamente as viradas entre as faixas, sem que o DJ domine a técnica, efetivamente.

E, agora, o Spotify está testando um novo recurso que deve alimentar ainda mais essa polêmica no universo da música eletrônica. Segundo mostra o site Music Ally, a plataforma de streaming musical está fornecendo a ferramenta em algumas playlists selecionadas. Com a novidade, será possível criar uma playlist e, ao acionar o modo "aleatório" de reprodução, pode-se ouvir a lista com as faixas sendo mixadas automaticamente na transição de uma para a outra.

Quem quiser testar o recurso, basta abrir o app do Spotify para desktops e selecionar a playlist chamada Drum & Bass Fix. Então, acione o modo "aleatório" (ou "shuffle", em inglês) para ver a mágica acontecer: quando a faixa estiver chegando ao fim, você perceberá que a próxima música começará a entrar suavemente, em perfeita sincronia, como se um DJ de verdade estivesse tocando.

Continua após a publicidade

Tudo isso é possível por meio de um algoritmo desenvolvido pela equipe do Spotify. Outros serviços, como o Deezer, por exemplo, já tentaram lançar recursos com a mesma proposta, mas a popularidade global do Spotify deve fazer com que a novidade exploda de verdade, assim que o recurso chegar a outras playlists além dessas em que está sendo testado.

Quando isso acontecer, que a comunidade da e-music se prepare para muito "bate-boca" sobre até que ponto a tecnologia vai tornar obsoleta a atividade do DJ de casas noturnas e rádios, e o quanto esses profissionais precisarão continuar dando duro para se destacar neste universo, competindo diretamente com os algoritmos do Spotify.

Fonte: Music Ally