Midomi: saiba como usar o site para lembrar nomes de músicas

Por Ariane Velasco | 05 de Dezembro de 2019 às 19h30
Pixabay

Se você quer muito se lembrar o nome daquela música que não sai de jeito nenhum da sua cabeça, o Midomi pode ser um grande aliado. Disponível na web, o site pode ser acessado gratuitamente de qualquer dispositivo. Para usá-lo, é bem simples: não é necessário digitar nada! Basta cantarolar o ritmo da música (o que é bem fácil, especialmente se ela estiver presa em sua mente o dia todo) e esperar a mágica acontecer. 

Como usar o Midomi e ter acesso ao seu catálogo

Passo 1: Acesse o site do Midomi clicando neste link. Depois, clique em “Click and sing or hum” (Clique e cante ou murmure a música).

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 2: enquanto estiver cantando, o Midomi reproduzirá sua voz através do microfone de seu computador (lembre-se de que ele deve estar habilitado para que isso seja possível). Uma vez que tiver terminado de cantar pelo menos 10 segundos da música, conforme recomendado para otimizar as buscas, clique sobre o microfone vermelho para realizar sua pesquisa.

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 3: feita a pesquisa, a inteligência artificial do Midomi entra em ação e a música procurada deverá aparecer em primeiro lugar. Pronto! Você encontrou o nome daquela música que não saiu de sua cabeça o dia todo.

Captura de tela: Ariane Velasco

Não consigo encontrar minha música no Midomi

Se a música buscada por você não aparece no Midomi, talvez seu microfone não esteja funcionando como deveria. Para melhorar a busca, siga as dicas a seguir:

  • Certifique-se de que seu microfone está ligado e funcionando corretamente (vale testar o próprio gravador de voz do computador ou realizar uma chamada de voz com um amigo);
  • Cante pelo menos 10 segundos da música buscada. Menos do que isso pode tornar a busca mais difícil. Você também pode cantarolar a melodia se não lembrar direito da letra;
  • Diminua o máximo possível de ruído do ambiente no qual você se encontra. O Midomi não funciona caso as gravações sejam feitas em lugares muito barulhentos;
  • Em último caso, talvez realmente não haja uma gravação com a música buscada por você. Isso porque o Midomi funciona através da colaboração de usuários, que gravam as músicas e as deixam salvas no repertório do site. Se esse for o caso, uma vez que finalmente descobrir qual é a música, ajude outras pessoas cantando-a no estúdio do Midomi. Para isso, você deve criar uma conta.

Como criar uma conta no Midomi

Criar uma conta no Midomi e utilizar o estúdio do site é muito fácil. Confira logo abaixo:

Passo 1: uma vez que você tenha acessado o site do Midomi, clique em “Registre-se”, no canto superior direito da tela.

Crie sua conta no Midomi (Captura de tela: Ariane Velasco)

Passo 2: feito isso, insira um endereço de e-mail válido, um nome de usuário, senha e data de nascimento. Depois, aceite os termos de uso do Midomi e clique em “Continuar”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 3: insira seu e-mail para encontrar amigos no site ou pule essa etapa clicando em “Skip this step”.

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 4: faça ou não parte de fã clubes dos seus cantores e bandas favoritos a fim de interagir com outros usuários do Midomi que tenham gostos semelhantes. Caso você não queira fazer isso, clique em “Skip this step” (Pular este passo).

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 5: Pronto! Após criar sua conta no Midomi, você poderá acessar o estúdio do site e fazer suas próprias gravações. Para isso, clique em “As minhas gravações”, logo na página inicial da tela.

Captura de tela: Ariane Velasco

Passo 6: Caso você não tenha o programa Macromedia Flash Player instalado em seu computador, será necessário fazer o download. Sim, ainda é algo antiquado, mas necessário na plataforma. Clique em “Obtenha o flash player” para realizar essa tarefa.

Captura de tela: Ariane Velasco
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.