Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Justin Bieber é acusado de roubar sample de música disponível gratuitamente

Por| 17 de Fevereiro de 2020 às 16h35

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O ex-astro teen Justin Bieber, que está sempre envolvido em controvérsias, lançou o seu último álbum, Changes, na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e não demorou muito para que começassem a surgir pessoas reclamando do seu mais novo trabalho. O que aconteceu dessa vez, menos de 24 horas depois, foi uma acusação de o cantor ter roubado uma melodia em uma de suas canções, batizada de Running Over.

A acusação foi feita pelo artista indie Asher Monroe, afirmando que a melodia da música de Bieber era idência à que foi usada em sua faixa chamada Synergy, de 2019. No entanto, o trecho usado em ambas as músicas não pertence a Monroe, e sim a um banco de loops e samples pagos e gratuitos chamado Splice.com, onde está disponibilizado gratuitamente e foi criado pelo produtor Laxcity.

O site funciona como um marketplace de criadores de música, que podem oferecer samples (trechos musicais que "servem" em várias composições) livres de royalties, ajudando quem não quer se arriscar a brigar por direitos autorais e licenciamento. O conteúdo disponibilizado em pacotes é criado em parceria com grandes produtores, como a dupla por trás do hit Despacito, Andres e Mauricio. No ano passado, a empresa chegou à marca de mais de 60 milhões de samples ouvidos toda semana.

Continua após a publicidade

Se você ficou curioso em descobrir a semelhança entre as músicas, ouça abaixo, logo no início:

Monroe fez a denúncia em seu perfil no Twitter, dizendo "O que está acontecendo aqui?", e logo foi respondido por Laxcity: "olha esse palhaço". Em sequência, o produtor contou que criou a melodia e a salvou como um sample no Splice para que qualquer um pudesse usar. "Estou verdadeiramente honrado que a amostra chegou a uma faixa de Justin Bieber", completou.

Continua após a publicidade

Fonte: The Verge