10 músicas internacionais que todo fã de ficção científica precisa ouvir

Por Andressa Neves

É comum pedirmos dicas sobre filmes, livros e séries de ficção científica, mas você já parou para pensar sobre músicas com a temática? Não estamos falando de trilhas sonoras que embalam as tramas, e sim sobre canções ou videoclipes que apresentam uma narrativa futurística, alienígena ou até mesmo extra dimensional.

Pensando em expandir o universo sci-fi, resolvemos apresentar dez músicas e videoclipes internacionais que todos os fãs de ficção científica precisam ouvir/assistir ao menos uma vez, independentemente do gosto musical.

10. Kasabian - "Stevie"

O clipe da banda britânica mostra a história de um menino nascido e criado dentro de um laboratório, e que apesar de aparentemente responder bem aos experimentos aos quais é submetido diariamente, acaba tentando se libertar da "prisão".

9. Queen - "39"

A música conta a saga de um astronauta que viaja para um local distante quase à velocidade da luz. Por conta da dilatação do tempo, ele e sua equipe acabam voltando à Terra cem anos mais tarde, deparando-se com uma realidade chocante: enquanto durante a viagem ele envelheceu apenas um ano, ao retornar percebe que sua esposa já havia morrido há bastante tempo.

8. Rush - "Cygnus X-1"

Lançada pelo Rush em 1978, a música relata os desafios de um explorador que investiga um buraco negro misterioso, o Cygnus X-1. Com sua aproximação, torna-se impossível fugir, e o homem termina sendo sugado pelo espaço.

7. Zager And Evans - "In The Year 2525"

Esta música ocupou o primeiro lugar na "Billboard Hot 100" por seis semanas em 1969. A letra oferece previsões preocupantes para a humanidade a partir de 2525, questionando a presença das pessoas na Terra ao longo dos próximos milênios.

6. The Carpenters - "Calling Occupants Of Interplanetary Craft"

A ideia para o título surgiu por conta de um evento descrito em "The Flying Saucer Reader", um livro publicado em 1967. Em março 1953 uma organização conhecida como "International Flying Saucer Bureau" enviou um comunicado a todos os seus membros convidando-os a participar de uma tentativa de contato coletivo com seres extraterrestres.

5. Beastie Boys - "Intergalactic"

Falando sobre experiências interplanetárias e de outras dimensões, mais do que a própria música, o videoclipe de "Intergalactic" mostra uma verdadeira narrativa de ficção científica com elementos espaciais, científicos e robóticos.

4. Pink Floyd - "Astronomy Domine"

Escrita em 1967, este verdadeiro clássico descreve uma viagem psicodélica através do tempo e do espaço, e para isso faz uso dos instrumentos de uma forma completamente revolucionária.

3. Grandaddy – "Jed the Humanoid"

A música de Grandaddy fala sobre conflitos humanos e de inteligência artificial, fazendo menção a um protótipo criado pelo próprio narrador ficcional, capaz de agir enquanto ser pensante e de sentir emoções.

2. Elton John - "Rocket Man"

Uma das mais famosas canções de Elton John, "Rocket Man", fala sobre um astronauta que se prepara para uma viagem espacial, e que após se despedir da família passa a lamentar a dificuldade de viver na solidão fora da Terra.

1. David Bowie - "Space Oddity"

Um dos grandes clássicos de David Bowie não poderia ficar fora da lista, claro. "Space Oddity" conta a história do famoso Major Tom, que deixa a Terra para uma viagem entre as estrelas e que, inesperadamente, acaba perdendo o contato com o planeta.

Major Tom ficou tão famoso, que acabou se tornando personagem de diversas outras músicas, não só do próprio Bowie como também de outros artistas.

Acrescentaria alguma música na lista? Deixe sua sugestão nos comentários.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.