Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Deezer desenvolve sistema que relaciona músicas e letras com humor

Por| 24 de Setembro de 2018 às 12h02

Link copiado!

Deezer desenvolve sistema que relaciona músicas e letras com humor
Deezer desenvolve sistema que relaciona músicas e letras com humor
Tudo sobre Deezer

Pesquisadores da Deezer desenvolveram um sistema baseado em inteligência artificial capaz de associar determinadas músicas com humor e intensidades. De acordo com a empresa, são considerados os sinais de áudio e as letras para determinar um humor musical.

Primeiramente, os pesquisadores alimentaram sinais de áudio dentro de uma rede neural, juntamente com modelos de reconstrução de contextos linguísticos das palavras. Então, foi utilizado o Million Song Dataset (MSD), uma coleção de metadados contendo mais de um milhão de músicas contemporâneas, além de um conjunto de dados do Last.fm que atribui as identificações a mais de 500 mil tags, muitas relacionadas ao humor. Com isso, as palavras ganharam escalas de classificação negativas ou positivas e calmas ou energéticas.

Na sequência, a equipe de pesquisadores juntou essas informações ao catálogo da plataforma de streaming usando identificadores como nomes de música, artistas e álbuns. Cerca de 60% do conjunto de dados foi usado para treinar a inteligência artificial e o restante para validar e testar o sistema.

Na conclusão do projeto, foi descoberto que a inteligência artificial era mais provável a detectar o quão calma ou enérgica é uma música do que as abordagens mais tradicionais, que não utilizam IA, mas agem da mesma forma na hora de identificar se a música é positiva ou negativa.

Continua após a publicidade

O objetivo do estudo, segundo os pesquisadores, é analisar como músicas, letras e humores se correlacionam, e a possibilidade de ter modelos de aprendizado capazes de classificar e localizar dados não rotulados em massa.

O artigo, batizado de Music Mood Detection Based on Audio Lyrics With Deep Neural Nets (Detecção Musical Baseada em Letras de Música com Redes Neurais Profundas), foi publicado no Arxiv.org e está disponível para consulta.

Fonte: The Verge