Como usar o Google Play Music

TUDO SOBRE

Google

Há relativamente pouco tempo, o Google anunciou o Google Play Music, serviço de streaming de áudio que veio para brigar pesado em um setor já repleto de grandes nomes, como Spotify e Deezer. Com um catálogo amplo e um preço similar ao dos concorrentes, ele veio para ficar e apresenta um alto potencial de competição com os rivais.

Uma diferença básica entre o Google Play Music, o Deezer e o Spotify é que o serviço do Google é o único que não oferece um plano gratuito. Ele costumeiramente oferece promoções a seus clientes, como um período de degustação durante um determinado prazo (30 dias é o básico), durante o qual você pode usar absolutamente todos os seus recursos.

Então, aprenda agora a usar tudo o que o Google Play Music tem para oferecer.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Passo 01: acessando o Google Play Music

Primeiro, acesse o music.google.com e faça login em sua conta do Google para começar a usar. Se é o seu primeiro login, será preciso preencher informações de cadastro, com nome completo, CPF, endereço e dados do cartão de crédito.

Pode ficar tranquilo que nenhum valor será cobrado neste momento. Após finalizar o cadastro, você vê a informação de quando será feita a primeira cobrança — ou seja, você pode encerrar a sua assinatura antes disso se não quiser pagar nada.

Passo 02: tela inicial

A tela inicial do Google Play Music reúne dicas de listas de reprodução e artistas que você pode gostar. Essa seleção é feita com base nos artistas escolhidos por você quando realiza o primeiro login no serviço de streaming.

Como usar o Google Play Music

Passo 03: buscando artistas e músicas

Na parte superior da tela, você vê uma barra de pesquisas. É por meio dela que você vai atrás de músicas, álbuns e artistas presentes no catálogo do Google Música. Digite ali o que você procura e veja que os resultados já começam a ser exibidos em tempo real.

Como usar o Google Play Music

Ao acessar a página de um artista, você vê um resumo geral sobre a sua carreira, bem como todos os discos e músicas presentes no catálogo do Google Play Music. É possível iniciar a rádio do artista (tocar músicas dele e de artistas semelhantes), reproduzir todas as suas músicas em ordem aleatória ou ainda compartilhá-lo em suas redes sociais.

Como usar o Google Play Music

Passo 04: enfileirando músicas

Clique com o botão direito do mouse sobre um álbum ou uma música e então selecione a opção “Adicionar álbum à fila” (quando for um álbum) ou “Adicionar à fila” (quando for uma música).

Como usar o Google Play Music

O mesmo método pode ser usado para salvar músicas e álbuns em sua biblioteca. Depois, clique sobre o menu “Minha biblioteca” para visualizar tudo o que foi salvo em seu perfil.

Passo 05: salvando uma playlist

Ao montar uma lista de reprodução com várias músicas e artistas, você pode salvá-la para tornar o acesso a ela mais simples. Assim, você salva canções para fazer exercícios ou para relaxar, por exemplo, e depois basta executar a playlist, dispensando o trabalho de ter que juntar tudo de novo.

Depois de enfileirar as músicas, clique sobre o botão que mostra a fila, o último à direita da barra de controle do Google Play Music. Depois, clique em “Salvar fila” para guardar a lista de reprodução. Ela será exibida no menu “Playlists”.

Como usar o Google Play Music

Passo 06: adicionando música do seu computador

Um recurso presente no Google Play Music permite que você envie arquivos de música que estão em seu computador para a nuvem. Assim, é possível escutá-los a partir de qualquer outro PC conectado à internet, bem como celular ou tablet. Para isso, clique em “Adicionar músicas”.

Como usar o Google Play Music

Depois, arraste os arquivos para a tela do navegador ou então clique em “Selecionar a partir do computador” e escolha as músicas manualmente. Esta função, porém, está disponível apenas para quem usa o Google Chrome.

Como usar o Google Play Music

Passo 07: cancelando a assinatura

Para cancelar a sua assinatura do Google Play Music, clique sobre o botão de configurações no topo da tela e vá em “Configurações”. Lá, role a página até encontrar a opção “Cancelar assinatura”.

Como usar o Google Play Music

Clique sobre ela e prossiga com as instruções para encerrar a assinatura.

Em outras plataformas

Você pode usar o Google Play Music também a partir de um tablet ou smartphone. Ele conta com versões pra Android e iOS.

Há uma série de outras dicas que podem ser dadas para quem usa o Google Play Music, mas aqui estão apenas alguns passos básicos para você se virar no serviço de streaming de música do Google.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.