Como usar o Google Play Music

Por Douglas Ciriaco

Há relativamente pouco tempo, o Google anunciou o Google Play Music, serviço de streaming de áudio que veio para brigar pesado em um setor já repleto de grandes nomes, como Spotify e Deezer. Com um catálogo amplo e um preço similar ao dos concorrentes, ele veio para ficar e apresenta um alto potencial de competição com os rivais.

Uma diferença básica entre o Google Play Music, o Deezer e o Spotify é que o serviço do Google é o único que não oferece um plano gratuito. Ele costumeiramente oferece promoções a seus clientes, como um período de degustação durante um determinado prazo (30 dias é o básico), durante o qual você pode usar absolutamente todos os seus recursos.

Então, aprenda agora a usar tudo o que o Google Play Music tem para oferecer.

Passo 01: acessando o Google Play Music

Primeiro, acesse o music.google.com e faça login em sua conta do Google para começar a usar. Se é o seu primeiro login, será preciso preencher informações de cadastro, com nome completo, CPF, endereço e dados do cartão de crédito.

Pode ficar tranquilo que nenhum valor será cobrado neste momento. Após finalizar o cadastro, você vê a informação de quando será feita a primeira cobrança — ou seja, você pode encerrar a sua assinatura antes disso se não quiser pagar nada.

Passo 02: tela inicial

A tela inicial do Google Play Music reúne dicas de listas de reprodução e artistas que você pode gostar. Essa seleção é feita com base nos artistas escolhidos por você quando realiza o primeiro login no serviço de streaming.

Como usar o Google Play Music

Passo 03: buscando artistas e músicas

Na parte superior da tela, você vê uma barra de pesquisas. É por meio dela que você vai atrás de músicas, álbuns e artistas presentes no catálogo do Google Música. Digite ali o que você procura e veja que os resultados já começam a ser exibidos em tempo real.

Como usar o Google Play Music

Ao acessar a página de um artista, você vê um resumo geral sobre a sua carreira, bem como todos os discos e músicas presentes no catálogo do Google Play Music. É possível iniciar a rádio do artista (tocar músicas dele e de artistas semelhantes), reproduzir todas as suas músicas em ordem aleatória ou ainda compartilhá-lo em suas redes sociais.

Como usar o Google Play Music

Passo 04: enfileirando músicas

Clique com o botão direito do mouse sobre um álbum ou uma música e então selecione a opção “Adicionar álbum à fila” (quando for um álbum) ou “Adicionar à fila” (quando for uma música).

Como usar o Google Play Music

O mesmo método pode ser usado para salvar músicas e álbuns em sua biblioteca. Depois, clique sobre o menu “Minha biblioteca” para visualizar tudo o que foi salvo em seu perfil.

Passo 05: salvando uma playlist

Ao montar uma lista de reprodução com várias músicas e artistas, você pode salvá-la para tornar o acesso a ela mais simples. Assim, você salva canções para fazer exercícios ou para relaxar, por exemplo, e depois basta executar a playlist, dispensando o trabalho de ter que juntar tudo de novo.

Depois de enfileirar as músicas, clique sobre o botão que mostra a fila, o último à direita da barra de controle do Google Play Music. Depois, clique em “Salvar fila” para guardar a lista de reprodução. Ela será exibida no menu “Playlists”.

Como usar o Google Play Music

Passo 06: adicionando música do seu computador

Um recurso presente no Google Play Music permite que você envie arquivos de música que estão em seu computador para a nuvem. Assim, é possível escutá-los a partir de qualquer outro PC conectado à internet, bem como celular ou tablet. Para isso, clique em “Adicionar músicas”.

Como usar o Google Play Music

Depois, arraste os arquivos para a tela do navegador ou então clique em “Selecionar a partir do computador” e escolha as músicas manualmente. Esta função, porém, está disponível apenas para quem usa o Google Chrome.

Como usar o Google Play Music

Passo 07: cancelando a assinatura

Para cancelar a sua assinatura do Google Play Music, clique sobre o botão de configurações no topo da tela e vá em “Configurações”. Lá, role a página até encontrar a opção “Cancelar assinatura”.

Como usar o Google Play Music

Clique sobre ela e prossiga com as instruções para encerrar a assinatura.

Em outras plataformas

Você pode usar o Google Play Music também a partir de um tablet ou smartphone. Ele conta com versões pra Android e iOS.

Há uma série de outras dicas que podem ser dadas para quem usa o Google Play Music, mas aqui estão apenas alguns passos básicos para você se virar no serviço de streaming de música do Google.