Como usar o Deezer

Por Douglas Ciriaco

Um dos serviços de streaming de música mais populares do mundo, o Deezer é, talvez, o principal concorrente do Spotify no mundo - no Brasil, inclusive, ele é líder de mercado. Comparando os dois, quase não há diferenças quando o assunto gira em torno de catálogo e plataformas suportadas, o que dá o tom de como ambos os serviços têm muito em comum.

A última renovação do visual do Deezer o tornou ainda mais amigável para quem procura um serviço moderno, compreensível e fácil de ser usado. Além disso, o serviço oferece planos gratuitos e pagos, então, serve também para aqueles que querem escutar música na web, mas não pretendem gastar nada para isso.

Se você ainda não sabe como usar o Deezer, confira agora um guia de uso completo. Aprenda a criar playlist, fazer uma assinatura premium, acompanhar todas as novidades do seu artista favorito e muito mais.

Passo 01: acessando o Deezer

É possível usar o Deezer a partir de qualquer navegador em um computador conectado à internet. Para isso, basta acessar o site deezer.com e criar uma conta — ou então usar seus dados do Facebook ou do Google para fazer login.

Como usar o Deezer

Este processo é gratuito e você pode usar o Deezer pela web também de graça e sem grandes limitações. Sem pagar, você não pode salvar músicas para ouvir offline e é obrigado a ouvir alguns anúncios sonoros na transição entre algumas músicas, além de banners de propaganda que figuram na capa do site.

Passo 02: tela inicial

A tela inicial do Deezer vai, ao longo do tempo, reunir dicas para você, sempre baseando-se na sua atividade musical pregressa. Ou seja, ali vão aparecer artistas semelhantes aos que você costuma escutar, bem como listas de reprodução especiais criadas pelos curadores do site ou por outros usuários.

Como usar o Deezer

Passo 03: buscando artistas e músicas

No menu que fica à esquerda da tela, é possível visualizar o campo “Procurar”. Clique sobre ele para fazer uma pesquisa.

Como usar o Deezer

Agora, digite aquilo que você quer encontrar — artista, álbum ou canção — e os resultados já aparecem em tempo real. Note que uma busca pode retornar artistas, álbuns ou músicas em seus resultados, então clique naquilo que lhe interessa.

Se você acessa a página de um artista, encontra informações sobre ele, bem como a lista de álbuns disponíveis, playlists e também uma seção com artistas semelhantes — ideal para descobrir músicas novas.

Como usar o Deezer

Ao acessar a página de um álbum, clique sobre a arte do disco para começar a ouvi-lo.

Como usar o Deezer

Passo 04: enfileirando músicas

Clicando com o botão direito do mouse sobre uma música ou álbum, é possível adicioná-la à lista de reprodução atual. Clique sobre um item e, no menu que se abriu, selecione a opção “Ouvir em seguida” para que a canção ou álbum seja reproduzido assim que a música atual acabar ou “Adicionar à lista de reprodução” para que o item escolhido vá para o final da fila.

Como usar o Deezer

Depois, para ver a fila de músicas que você criou, clique sobre o botão da lista de reprodução — o último mais à direita na parte inferior do menu de controle do Deezer.

Como usar o Deezer

Neste painel, você pode remover qualquer uma das músicas, basta selecioná-la e então clicar sobre o botão cujo ícone é uma lixeira que aparece na parte superior da tela.

Como usar o Deezer

Passo 05: salvando uma playlist

Salvar listas de reprodução é um recurso bastante útil para quem é um usuário constante de um serviço de streaming. Isso porque você pode reunir ali artistas semelhantes ou então criar playlists para fins específicos — como fazer exercícios, estudar, festa com amigos e por aí vai.

Então, para criar uma lista de reprodução, clique com o botão direito do mouse sobre uma música ou sobre um álbum e selecione a opção “Adicionar a uma playlist”.

Como usar o Deezer

Depois, na nova tela, clique em “Nova playlist” para criar uma nova, digite o nome da sua lista e confirme. Agora, é só repetir o processo para adicionar novas canções e discos à mesma fila, salvando tudo para acesso rápido em outro momento.

Como usar o Deezer

Passo 06: assinando a versão premium

Ao assinar a versão premium do Deezer, você tem acesso a vários recursos extras. Pagando mensalidade, você pode salvar músicas para ouvir offline em seu computador ou celular, além de poder usar o serviço integralmente a partir de um dispositivo portátil (smartphone ou tablet).

Para fazer isso, basta clicar sobre o botão “Assinar” presente no menu à esquerda da tela.

Como usar o Deezer

Depois, clique em “Descobrir” e siga as instruções que aparecem na tela para concluir a sua assinatura.

Como usar o Deezer

Feito isso, você pode aproveitar tudo aquilo que o Deezer oferece em todas as plataformas nas quais ele está disponível (Smart TVs, consoles, computadores, tablets e smartphones)

Em outras plataformas

Instalando no celular ou tablet

Se você quer usar o Deezer em seu smartphone ou tablet, basta instalar o aplicativo oficial do serviço em seu aparelho. Ele conta com versões para Android, iOS e Windows Phone

Instalando no computador

Por fim, você pode instalar o Deezer para usá-lo diretamente em seu computador. Ele tem versões oficiais para Windows 8.