Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
E-mail
Raphael Giannotti/Canaltech
É muito bom poder ter aquilo de melhor que o dinheiro pode proporcionar. Bem, eu não me encaixo nesse grupo, mas a minha profissão me permite colocar as mãos em produtos incríveis, como o AW2725Q, monitor gamer 4K, com painel QD-OLED de 27 polegadas da Alienware, cheio de tecnologias de ponta, entregando uma experiência em games digno de entusiastas.
Recebi da Dell todo um setup baseado em Alienware, indo desde o PC Aurora de 2025, com uma configuração high-end, até o conjunto de periféricos com mouse, teclado e headset, além do monitor, que é o foco deste review. Sabemos que os produtos da marca são de qualidade e caros no Brasil, mas vamos ver o quão bom é esse novo monitor da marca gamer da Dell.
Prós
Qualidade de imagem incrível
Conjunto de tecnologias de ponta
Excelente densidade de pixel
Todo tipo de ajuste disponível
Grande variedade de conexões
Contras
Todo esse conjunto custa caro
Bordas da tela poderiam ser menores
Tecnologia antirreflexo não é tão eficiente
Tela mancha muito facilmente e é difícil limpá-la
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
O Alienware AW2725Q tem tela plana e todo seu corpo é em plástico na cor cinza escuro fosco, que tem um certo toque azulado, cor essa que a fabricante chama de Índigo Interestelar. Não é nada que vai destoar de seu setup gamer todo em preto, já que a cor do monitor é escura.
Ele proporciona diversos ajustes ergonômicos, como de altura, rotação e inclinação. Ou seja, é possível deixá-lo perfeitamente adequado ao seu uso. Sua instalação é bem simples, mas lembre-se sempre de evitar apoiar a tela em uma superfície dura enquanto encaixa a base — você não vai querer danificar um painel dessa qualidade e preço.
Sobre a base, que tem um formato quadrado com as pontas arredondadas, existe espaço o suficiente para você colocar seu controle em cima ou caixas de som pequenas, mas sem ocupar muito espaço na mesa. Para um monitor de 27 polegadas, essa base é relativamente pequena. Além disso, existe um vão para passar os cabos e deixar tudo organizado na mesa.
Os controles OSD do monitor da Alienware são os melhores que já vi. Nada de botões um do lado do outro aqui, já que temos uma espécie de analógico, bem pequeno, que permite uma navegação muito fluída e fácil. Todo esse conjunto é relativamente pesado, chegando a quase 7 kg, o que não é um problema uma vez instalado na mesa.
1 / 5
Alienware AW2725Q
Raphael Giannotti/Canaltech
A qualidade de imagem desse monitor é tão boa que o deixará mal acostumado com modelos mais simples.
— Raphael Giannotti
Continua após a publicidade
Tela
E aqui temos o destaque do Alienware AW2725Q. A tela de 27 polegadas conta com painel QD-OLED, que proporciona uma excelente qualidade de imagem aliada a altíssima densidade de pixels por conta da alta resolução (4K) nesse tamanho de tela. Estou falando de 166 PPI, algo que a fabricante alcançou com outros ajustes finos, como o processo "ultrapreciso de impressão com QD-OLED" em nível microscópico.
Por conta disso, esse monitor consegue ter a maior densidade de pixels em um monitor 4K de 27 polegadas do mundo, segundo a própria Alienware. Isso significa que é muito difícil ver os pixels, principalmente em caracteres e ícones, essencial para uso profissional no dia a dia. Minha experiência, na verdade, foi mais trabalhando do que jogando, e devo dizer que foi muito confortável passar esse tempo trabalhando nesse monitor.
Continua após a publicidade
Além disso, essa tela tem tecnologia antiburn-in, que diminui as chances de deixar aquela sombra de imagem na tela pelo desgaste dos pixels. Entre as camadas de paineis está um dissipador de grafite, que dissipa o calor gerado pelo painel que ilumina e gera as imagens, diminuindo a chance de problemas como burn-in acontecer.
O que não me agradou são as bordas largas, principalmente nas laterais, já que é menor na parte superior e quase inexistente na parte inferior. A imersão seria ainda melhor se não existisse cerca de 1 cm de bordas laterais — até monitores mais simples contam com bordas mais finas e discretas.
O maior ponto negativo dessa tela, na verdade, é o quão sensível ela é para manchas de dedos e o quão difícil é retirá-las. A Alienware até manda um pano microfibra que ajuda, mas não é o suficiente para eliminar a mancha deixada por aquele dedo que apertou mais do que o normal. Saiba, portanto, que, ao montar o monitor, existe a chance de ele ficar algumas boas manchas. Cuidado.
Qualidade de imagem
Continua após a publicidade
O conjunto de resolução alta com painel QD-OLED, diferentes configurações de HDR (Dolby Vision e True Black 400) e ConfortView Plus (diminui a emissão de luz azul, reduzindo a fadiga) culmina em uma qualidade incrível de imagem.
Esse é aquele típico caso de ver para crer. O Alienware AW2725Q é um monitor voltado para o público gamer, principalmente com sua taxa de atualização de imagem de 240 Hz e tempo de resposta baixíssimo (0,03 ms), mas ele se sai bem em qualquer outro uso diferente com essas tecnologias.
Seja assistir algo ou trabalhar, não é cansativo olhar para essa tela e você sempre verá muita qualidade de imagem, até escrevendo em um editor de texto por conta da alta densidade de pixels. Mas é nos jogos que ele brilha. As cores são muito vivas e o preto profundo. Aliado à resolução 4K e ao PC Aurora para empurrar jogos nessa resolução e os periféricos Alienware, jogar nesse monitor foi uma experiência incrível e não estou exagerando.
Continua após a publicidade
Com a RTX 5070 do PC Aurora 2025, deu para jogar muita coisa em 4K acima de 60 FPS, e o nível de detalhes e a qualidade de imagem é incrível. Em games competitivos, rodando em resolução menor para atingir os 240 FPS, aliado ao tempo de resposta baixo, mostra esse outro lado em que o monitor brilha também.
Especificações técnicas
O monitor da Alienware tem compatibilidade com VRR (Variable Refresh Rate) com NVIDIA G-Sync, AMD FreeSync Premium Pro e VESA AdaptiveSync, uma excelente cobertura para todo tipo de placa de vídeo. A tela tem proteção antirreflexo, embora não seja das melhores, já que em tela escura dá para ver a janela que está a uns 5 m de distância do monitor aqui.
Tipo de Painel: Quantum Dot-Organic Light-Emitting Diode (QD-OLED)
Resolução: 3840 x 2160 (4K)
Densidade de Pixels: 166 PPI (Pixels Por Polegada)
Proporção de Tela: 16:9
Revestimento da Tela: Antirreflexo
Ângulo de Visão: 178° (Horizontal) / 178° (Vertical)
Desempenho
Taxa de Atualização: 240 Hz
Tempo de Resposta: 0.03 ms (cinza para cinza)
Contraste: 1.5 milhão:1
Brilho: 250 cd/m² (típico) e 1000 cd/m² (pico em HDR)
Tecnologia de Sincronização: NVIDIA G-SYNC Compatible , AMD FreeSync Premium Pro e VESA AdaptiveSync
Continua após a publicidade
Cor e Imagem
Gama de Cores: DCI-P3 99% (típico)
Profundidade de Cor: 1.07 bilhão de cores
Precisão de Cor: Delta E<2
Suporte a HDR: Dolby Vision e VESA DisplayHDR True Black 400
Conectividade
Portas de Vídeo: 1 x DisplayPort 1.4 e 2 x HDMI 2.1 (uma com eARC)
Portas USB: 1 x USB 5Gbps Tipo-B (upstream) , 3 x USB 5Gbps Tipo-A (downstream) e 1 x USB-C 5Gbps (downstream) com 15W de Power Delivery
Continua após a publicidade
Recursos Adicionais
Proteção Ocular: ComfortView Plus (solução de hardware para baixa emissão de luz azul)
Anti-Burn-in: Inclui heatsink de filme de grafite , algoritmo de IA para regulagem de corrente , além de recursos como Pixel Refresh, Panel Refresh e Pixel Shift
Ajustes Ergonômicos: Altura (até 110 mm) , inclinação (-5° a +21°) , giro (-20° a +20°) e pivô (-90° a +90°)
Montagem VESA: Compatível com 100 mm x 100 mm
Dimensões e Peso
Dimensões com Suporte: 609.51 mm de largura x 210 mm de profundidade x 406.01 mm a 516.01 mm de altura
Peso com Suporte: 6.79 kg
Peso sem Suporte: 4.30 kg
Continua após a publicidade
Conectividade
O Alienware AW2725Q é bem completo no que diz respeito à conectividade. Ele oferece dois HDMI 2.1, um deles com transferência de áudio com maior qualidade. Existe ainda um DisplayPort 1.4. Além disso, esse monitor conta com três USB-A de 5 Gbps, um USB-C que oferece recarga de energia de até 15W, um USB Tipo-B para controlar o LED da logo da marca na parte traseira do monitor, além da luz indicadora de energia através do app Command Center. Existe também uma trava de segurança disponível.
Como é um produto Alienware, seu maior defeito mesmo é o preço praticado no Brasil.
— Raphael Giannotti
Continua após a publicidade
Usabilidade
Como já mencionei antes, é fácil usar o monitor da Alienware. Com a maioria dos monitores que testei, foi bem melhor usar apps que permitem modificar o menu OSD por conta dos botões de navegações ruins. Nesse caso, o pequeno analógico facilita muito a escolha de configurações, como mudar o HDR durante a jogatina, entre várias outras.
Os ajustes de inclinação, altura e rotação também são fáceis de serem feitos. Não existe algo que o fará parar para entender porque algo não está funcionando. Não, tudo é muito "simples" e fluído nesse monitor em relação à usabilidade.
Concorrentes
O Alienware AW2725Q é um monitor de mais de R$ 8.000. Esse é um segmento do mercado de monitores gamer com a menor variedade de modelos, já que estamos falando de produtos de altíssimo custo. Indico abaixo dois monitores com configurações diferentes, mas próximos do que a Alienware oferece.
O primeiro deles é o Gigabyte MO32U, com tela QD-OLED, resolução 4K e taxa de atualização de imagem de 165 Hz. Um dos seus diferenciais é o tamanho de 32 polegadas. Ele oferece compatibilidade com AMD FreeSync Premium Pro e HDR e os mesmos ajustes do Alienware por pouco mais de R$ 6.000.
Outro modelo que vale se atentar é o Samsung Odyssey OLED G6, que tem resolução máxima menor, QHD, mas taxa de atualização maior, chegando a 360 Hz e 0,03 ms de tempo de resposta. Embora não seja QD-OLED, a tecnologia OLED entrega excelente qualidade de imagem também. Ele oferece ainda HDR, diferentes modos de ajustes e mais custando cerca de R$ 5.800.
É difícil achar um conjunto de especificações parecidas com o que a Alienware entrega, principalmente a quantidade de pixel por polegada, informação que não pude encontrar em relação às duas indicações.
Esse é um modelo caro, não é para todo mundo, isso é fato. Talvez em uma megapromoção, custando perto de uns R$ 7.000, ele se torne uma das melhores ofertas nesse segmento. Mas se você pode investir, seja para jogar ou trabalhar, esse monitor é, definitivamente, a melhor escolha que você pode fazer, já que ele conta com um conjunto amplo de tecnologias de ponta que não vemos facilmente no mercado.