Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é a diferença entre ciclovia e ciclofaixa?

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2024 às 15h30

Link copiado!

Tima Miroshnichenko/Pexels/CC
Tima Miroshnichenko/Pexels/CC

Se você curte um pedal e gosta de sair com a bike para curtir a natureza ou, simplesmente, fazer exercícios físicos, é importante entender direitinho qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa.

Apesar dos nomes bastante parecidos, ciclovias e ciclofaixas têm diferenças fundamentais, e é preciso ficar atento para fazer do pedal uma atividade sempre segura e responsável, tanto para você quanto para os demais usuários das vias.

Tanto as ciclovias quanto as ciclofaixas foram projetadas com um mesmo objetivo: facilitar a circulação não apenas de bicicletas, mas também de patinetes, patins e até mesmo de alguns modelos de bicicletas elétricas, embora em alguns pontos elas sejam proibidas, pois são mais velozes.

Continua após a publicidade

Antes de falar da diferença entre ciclovia e ciclofaixa, vamos citar uma semelhança entre elas: tanto ciclovias quanto ciclofaixas podem ser unidirecionais ou bidirecionais. Isso significa que o trânsito pode ser tanto de mão única quanto de mão dupla. Fique ligado quando for pedalar, ok?

Um outro dado interessante a respeito das ciclovias e ciclofaixas no Brasil diz respeito às cidades mais "amigas" das bikes. São Paulo lidera, com mais de 700 quilômetros de vias, seguida por Brasília e pelo Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

O que é uma ciclovia?

Para explicarmos melhor a diferença entre ciclovia e ciclofaixa, vamos abordar cada uma delas em um tópico separado, ok? Começando pela ciclovia.

A ciclovia é caracterizada por ser uma pista separada da utilizada para a circulação de carros e demais veículos. Essa separação pode ser física, por meio de grades e canteiros, ou apenas por meio de desníveis na própria via.

Continua após a publicidade

O que é uma ciclofaixa?

A ciclofaixa, por sua vez, é uma pista que não é completamente segregada das faixas utilizadas pelo tráfego pesado.

Mais “fáceis de instalar”, as ciclofaixas também costumam ser implementadas em ruas e avenidas durante finais de semana e feriados, dias em que o número de usuários de bicicletas, patinetes e patins aumenta consideravelmente.

Continua após a publicidade

Qual a diferença entre ciclofaixa e ciclovia?

Agora que já explicamos brevemente o que é uma ciclofaixa e o que é uma ciclovia, vamos elencar as principais diferenças entre elas. Assim, não haverá mais confusão e o seu pedal será sempre seguro e tranquilo.

Três principais diferenças entre ciclovia e ciclofaixa
CicloviaCiclofaixa
Pista separada da via de tráfego pesado, normalmente por canteiros ou gradesLocalizada junto à via de tráfego pesado, normalmente sinalizada por pinturas no chão
Concentra-se nas avenidas e nas vias de grande acessoCostuma estender-se para as ruas menos movimentadas dos bairros
“Funciona” todos os dias da semanaPode se estender por ruas e avenidas novas durante fins de semana e feriados com o uso de sinalizações móveis

E aí, canaltecher? Entendeu direitinho as diferenças principais entre uma ciclovia e uma ciclofaixa? Agora é só colocar o capacete, as luvas para as mãos não escorregarem, calibrar os pneus da bike e curtir um pedal em segurança. Bora lá?