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Veja 5 maneiras para melhorar o ambiente de trabalho

Por| 05 de Julho de 2016 às 13h45

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Veja 5 maneiras para melhorar o ambiente de trabalho
Veja 5 maneiras para melhorar o ambiente de trabalho

Verdade seja dita: não existe nada pior do que trabalhar em um lugar que tenha um péssimo ambiente de trabalho. Estar diariamente dentro de um lugar tóxico para seu bem estar tanto pessoal quanto profissional diminui, e muito, a produtividade que você teria, além de desestimular o crescimento dos funcionários.

A co-fundadora da Care.com, Sheila Lirio Marcelo, acredita que a cultura interna de uma empresa é um dos aspectos mais importantes para manter os funcionários contentes e produzindo bons resultados para a empresa. A pergunta que fica é: como manter a cultura empresarial saudável? Aqui vão algumas dicas.

1 - Esteja atento à cultura interna da empresa

Frequentemente, a cultura básica da empresa, ou seja, como a companhia explica sua cultura para o mundo, é bem diferente do que realmente acontece dentro da empresa. Alguns dizem que isso é inevitável, porque a percepção das pessoas sobre a cultura diferem, culturas mudam, e a cultura em si é algo difícil de ser explicado para pessoas do mundo externo. Ainda assim, líderes devem estar atentos para ambas as versões de sua cultura: a cultura básica e a cultura interna real. O trabalho dos chefes é se certificar de que os empregados acreditem nas duas culturas e se esforcem o máximo para mantê-las em sincronia. De outra forma, é difícil para que os funcionários criem uma cultura para si próprios e façam contribuições à ela.

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2 - Comece toda reunião com um incentivo

No nível mais básico, a cultura empresarial deve prezar por cuidar das pessoas. Por isso, no início de toda reunião, é importante separar um momento para agradecer cada um dos presentes. Pode parecer um passo bobo ou até simples demais, para garantir que todos agradeçam uns aos outros pela ajuda e suporte oferecido melhora a interação entre funcionários.

3 - Mude o ambiente de trabalho

É difícil os funcionários se importarem uns com os outros sem que eles ao menos se conheçam. Em empresas pequenas, é normal que todos se conheçam e até façam happy hour juntos, mas em organizações grandes, é comum que os empregados sentem nos mesmo lugares por anos e não conheçam as pessoas que sentam em lugares mais afastados. Uma das maneiras empregadas por Marcelo para mudar isso é uma mudança de posições. A cada ano, os empregados dela sentam em novos lugares no escritório, assim garantindo que as pessoas vão conhecer novos parceiros de trabalho. Pode não parecer muito prático, mas é uma tática que funciona e que pode ser empregada por você.

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4 - Invista no seus empregados remotos

Em algumas cidades, é normal que a empresa tenha algum funcionário que trabalhe sozinho, sem nenhum outro colega. Uma maneira de fazer esses empregados se sentirem parte da empresa, é trazê-los com alguma frequência à matriz para socializar com os outros funcionários e manterem-se por dentro do que está acontecendo na companhia.

5 - Abrace a sua causa

Um primeiro passo para que a cultura da empresa comece a dar certo, é fazer com que todos abracem-a. Não adianta ter um discurso sobre como esse tipo de iniciativa é importante, sem que as pessoas realmente se esforcem para fazer esse tipo de iniciativa funcionar.

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De qualquer forma, aplicar esses cinco princípios à sua empresa pode impactar positivamente a companhia. Que tal começar hoje?

Fonte: Inc.