Uber vai desativar o serviço UberPet no Brasil

Por Redação | 05.05.2016 às 14:26

No fim de 2015, o popular aplicativo de transporte lançou uma nova modalidade de serviço chamada UberPet. O serviço disponibilizava motoristas específicos do Uber para transporte de animais de estimação. Infelizmente, o serviço foi descontinuado em São Paulo e o mesmo deve acontecer no Rio de Janeiro.

As tarifas cobradas pelo UberPet eram as mesmas dos serviços UberX ou UberBlack. A diferença ficava por conta de uma capa protetora no banco traseiro dos veículos. Os animais eram sempre transportados com acompanhantes, não podiam nunca ser transportados sozinhos devido às normas da empresa.

O UberPet estava disponível diretamente no app, bastava escolher a modalidade na lista de serviços. Alguns usuários notaram que a opção para escolha do UberPet sumiu ainda em abril. Em comunicado oficial, o Uber confirmou que o serviço vai mesmo ser desativado:

"No Brasil, todos os serviços do Uber são pet friendly – ou seja, bichos podem ser aceitos pelos motoristas parceiros. Isso também serve para o Rio, por isso vamos descontinuar o serviço na cidade, já que os usuários poderão usar o UberX ou UberBlack para levar seus bichos para qualquer lugar".

A ideia da empresa, conforme o comunicado, era simplificar a interação dos usuários. Mas parece que não é isso que está acontecendo. Alguns usuários de São Paulo explicaram que agora é preciso chamar o carro e ligar direto para o motorista perguntando se ele aceita ou não transportar animais, caso a resposta seja negativa o pedido tem que ser cancelado e o usuário precisa solicitar outro motorista e realizar o processo novamente.

Um alternativa disponível para o transporte de animais é o 99taxis. O serviço oferece desde 2014 táxis que aceitam transportar animais de estimação. Basta acessar o menu "Opcionais > Permite animais."

99taxis

O aplicativo Easy Taxi também começou a oferecer este tipo de serviço em 2016 nas cidades de São Paulo e Campinas. Para solicitar transporte de animais no app acesse Pedir Táxi > Opções do Carro > Leve seu cão. O O app Vá de Táxi também oferecerá o mesmo tipo de serviço em breve.

Via: Gizmodo e Olhar Digital