Uber Freight chega à Alemanha e enfrenta mercado altamente competitivo

Por Natalie Rosa | 24 de Julho de 2019 às 21h10
Reprodução: Uber
Tudo sobre

Uber

Saiba tudo sobre Uber

Ver mais

A Uber está chegando com a sua plataforma de frete de carga, o Uber Freight, nesta semana à Alemanha, tentando conquistar uma fatia do mercado que, na Europa, está avaliada em cerca de US$ 500 bilhões.

A Alemanha vai se tornar o segundo mercado de Uber Freight na Europa, pois o serviço já está presente na Holanda. Nos Estados Unidos, o serviço conecta 48 estados e rende mais de US$ 125 milhões trimestrais em receita. Mas, para chegar à Alemanha, a Uber precisou enfrentar oposições ao Freight de empresas de táxi, políticos e no tribunal.

A novidade vai competir com empresas locais como a startup Sennder, que arrecadou US$ 70 milhões em financiamento privado, sendo avaliada em US$ 300 milhões e contando com uma ampla presença em todo o continente europeu. A Uber, no entanto, conta com vantagem por se tratar de uma empresa global e com largura de banda capaz de criar novos produtos e recursos que suportem o mercado, segundo analistas.

Estas plataformas de frete surgem para tentar modernizar uma indústria que ainda é dominada por empresas que possuem menos de 10 veículos e que, muitas vezes, colocam caminhões nas estradas que acabam percorrendo parte do trajeto vazios. Para Nicolaus Schefenacker, co-fundador da Sennder, "a chave para obter o valor desta indústria é entender como usar esses quilômetros vazios".

O app ainda deve enfrentar os desafios de lidar com uma indústria movida a diesel, que traz problemas ambientais, e que ainda precisa garantir que os motoristas não se sobrecarreguem com tantas horas de estrada.

Fonte: Reuters

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.